Portal da Cidade Louveira

dia do turismo

Louveira protocolo documentos para entrada no MIT

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, a pedido do prefeito, protocola documentação para inclusão de Louveira no Município de Interesse Turístico (MIT)

Publicado em 28/09/2023 às 13:41
Atualizado em

(Foto: divulgação)

No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, Louveira avança em se destacar como município turístico. Nesta quarta-feira (27), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto, a pedido do prefeito, Estanislau Steck, e junto ao Deputado Estadual, Alex de Madureira, protocola documentação para inclusão de Louveira no Município de Interesse Turístico (MIT).

Posteriormente a documentação será encaminhada para Casa Civil, Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e então para a Câmara Técnica. A Prefeitura de Louveira tem atuado em diversas frentes, com ações e programas, para fomentar o desenvolvimento econômico a partir do turismo.


"Esse é mais um avanço para Louveira fortalecer o turismo da cidade. O turismo atrai visitantes, aquece o comércio, traz recursos e os recursos voltam a ser aplicados novamente, criando um ciclo virtuoso. Além disso, impacta sobre diversos aspectos, como geração de emprego e renda, relação com o meio ambiente, preservação da cultura local e impactos positivos na qualidade de vida de todos os moradores. Esse é um avanço para valorizar a nossa história, a imigração, a fruticultura e toda a nossa tradição. Em Louveira, a história de imigração italiana e, posteriormente, migração nordestina, a presença de uma vasta área verde no entorno do município, que cria um ambiente de belas paisagens e agrega qualidade de vida, a presença no Circuito das Frutas e Rota do Cicloturismo e as propriedades rurais que recebem visitantes de todas as regiões representam as fortes características turísticas de nossa cidade", disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Para ser considerado um MIT é preciso que a cidade tenha potencial turístico, capacidade de serviço médico emergencial, meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística. A cidade que é MIT recebe recurso anual de cerca de R$650.000,00, destinado para proporcionar mais avanços no segmento.


"A formalização do pedido de inclusão de Louveira ao MIT faz parte de um amplo pacote de ações que visa o fortalecimento do Turismo na cidade e que foi anunciado no início do ano pela Prefeitura", complementa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto.

O Plano Diretor de Turismo foi elaborado durante o ano de 2022, com a participação efetiva da população, por meio de audiências públicas, e supervisionado pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Com foco no fortalecimento do turismo, a Prefeitura vem realizando uma série de ações durante todo o ano. Entre elas, foram realizadas obras de pavimentação em estradas rurais, como na Estrada do Bugio e Tereza Bizetto Cestarolli, que dão acesso a propriedades que atraem a atenção de visitantes.

Para fomentar o turismo rural, a Prefeitura tem um pacote amplo e bastante consistente de ações dentro das políticas públicas de incentivo e valorização do trabalho do produtor rural. Entre eles estão programas de subsídios agrícolas - o Incentivo ao Cultivo Protegido, o Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura (Promif), o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), apoio à agricultura familiar e parcerias que promovem o incentivo aos jovens, como o Programa Jovem Agricultor do Futuro.

Entre as ações inovadores em Louveira está a construção da Usina de Suco de Uva, que está sendo construída no CAP (Centro de Apoio do Produtor), no Barreiro, e que está com obras em fase adiantada. O objetivo é que as uvas não comercializadas na colheita sejam transformadas em suco, de modo a favorecer os produtores rurais, auxiliando também para o turismo da cidade.

Como divulgação dos pontos turísticos, a Prefeitura conta com importantes materiais com objetivo de atrair tanto os moradores como também visitantes de diversas localidades. O Mapa Turístico conta com 40 pontos que podem ser visitados e quatro diferentes rotas para cicloturismo. A sinalização na via para facilitar a identificação dos locais deve ser instalada em breve. Para acessar o mapa, CLIQUE AQUI.

Louveira realiza todos os anos a Festa da Uva, que foca nos costumes e cultura herdados pela imigração italiana, e a Festa das Tradições Nordestinas, que foca nas atrações e costumes da migração do nordeste para Louveira. Ambas as festas atraem milhares de visitantes da região e de cidades mais distantes.

A cidade de Louveira vem se destacando em rankings no cenário nacional e regional, proporcionando também mais atenção para os pontos turísticos, isso graças às diversas ações que a cidade vem desenvolvendo, tornando-a referência. Como por exemplo, de acordo a atualização de 15 de setembro do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), na Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) Louveira fica em 1º lugar na categoria de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, em 1º lugar na categoria Saúde e Bem-Estar, em 2º Lugar de Sustentabilidade e em 2º lugar na categoria de Desenvolvimento Humano somando com as cidades da Região Metropolitana de Campinas. Além disso, Louveira teve destaque nacional nos índices de investimento em educação, cobertura de atenção primária e quantidade de médicos por mil habitantes.

Hoje o prefeito Estanislau Steck é Presidente do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, colocando Louveira no centro das atenções e como importante passo para que Louveira possa fortalecer a identidade da fruticultura.

Durante ao longo do ano, Louveira participou de uma série de importantes eventos voltados ao turismo. Entre eles, o 6º Conexidades, que aconteceu em junho e contou com a programação contendo rodas de negócios, seminários, workshops, fórum e apresentação do plano de ação do Programa Destino Turístico Inteligente do Circuito das Frutas. Ainda em junho, Louveira participou da Rodada de Negócios - Mulheres do Turismo Paulista. O encontro contou com exposição de produtos e serviços, palestras e atrações musicais. No dia 20 de junho, Louveira esteve representada em reunião da Regionalização Turística.

Louveira também participou do evento de apresentação e entrega do Plano de Ação do Programa Destino Turístico Inteligente do Circuito das Frutas. O evento aconteceu no Senac Jundiaí e teve a presença da representante do Ministério do Turismo, Ângela Baltazar.

Além disso, Louveira esteve representada no Workshop Descobrindo SP. O evento foi realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e reuniu operadores, agências e redes hoteleiras. No dia 30 de junho, Louveira esteve no 2º Fórum de Gastronomia Artesanal, que aconteceu no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Fonte:

Deixe seu comentário