Portal da Cidade Louveira

SEGURANÇA

Prefeitura de Vinhedo segue com a reativação dos Postos de Atendimento da GM

As ‘Bases de Apoio’ são espaços destinados aos agentes em patrulhamentos nos diversos setores do município

Publicado em 27/05/2019 às 01:29
Atualizado em

Vinhedo vem se destacando com as ações na área de Segurança Pública (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, está promovendo a reativação dos Postos de Atendimento Comunitário (PACs) da Guarda Civil Municipal. Na última sexta-feira (24), depois de obras de melhorias, incluindo a pintura, foi colocada em funcionamento a unidade instalada no Distrito Industrial, com a presença do prefeito Jaime Cruz.

“Segurança se faz com ações, estratégias, planejamento, e a interação com a sociedade no dia a dia. Estamos então reativando o Posto de Atendimento Comunitário, que nós vamos chamar de ‘Base de Apoio’. Começamos aqui no Distrito Industrial, onde há um grande movimento de veículos e caminhões das grandes empresas. E vamos reativar outros também, como da Capela, da divisa com Valinhos, com Itatiba e na Praça Sant’Anna”, salientou o prefeito Jaime Cruz.

Também participaram da reabertura do PAC do Distrito Industrial os secretários municipais de Transportes e Defesa Social, Osmir Cruz; e de Serviços, Márcio Melle; além de representantes da empresa Unilever, que colaboraram com a reforma do espaço. Conforme explicou o secretário Osmir Cruz, os PACs servirão de apoio aos GCMs responsáveis pelo patrulhamento nos respectivos setores.

Segurança

Vinhedo vem se destacando com as ações na área de Segurança Pública. Praticamente há 21 meses sem homicídio, o município foi apontado recentemente como o mais seguro do Estado, entre cidades acima de 50 mil habitantes, em levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz, que leva em consideração o índice de exposição a crimes violentos, como roubos, estupros e assassinatos.

Um dos fatores para alcançar esse sucesso é a união de forças. Conforme determinação do prefeito Jaime Cruz, no início de 2017, foi criado o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da segurança, um espaço que reúne todas as autoridades envolvidas com Segurança Pública no município, onde ocorrem discussões e propostas dentro do campo técnico.

E ações prosseguem, como a reestruturação das Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), divisão tática especial da Guarda Civil Municipal, onde mais de 20 guardas passaram por um período de capacitação especializada entre os meses de março e abril, além da aquisição de uma nova viatura, e agora estão nas ruas.

Fonte:

Deixe seu comentário