Portal da Cidade Louveira

agenda cultural

Enredança, concerto da OSMJ, lançamento de livro e muito mais acontecendo

Hoje, às 19h30, no palco do Teatro Polytheama, tem início a mostra competitiva do 26º Enredança, um dos festivais mais conceituados no cenário da dança

Publicado em 12/04/2024 às 13:30
Atualizado em

(Foto: divulgação)

Com entrada gratuita – dois ingressos por pessoa – o Enredança se estenderá até o dia 21 de abril, com apresentações em vários pontos da cidade como: Sala Glória Rocha no Centro das Artes, Espaço Expressa, Teatro Polytheama, escolas municipais e no Maxi Shopping. A programação completa pode ser conferida no site oficial do festival https://cultura.jundiai.sp.gov.br/enredanca/

Para o sábado (13), um programa imperdível é acompanhar o segundo concerto do ano da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), às 20h, no Teatro Polytheama, com entrada gratuita – dois ingressos por pessoa.

Sob a regência da maestrina Claudia Feres, o programa traz a abertura da ópera “A Flauta Mágica” e o Concerto para Flauta e Harpa do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e a Sinfonia Nº 3 em Fá Maior, do alemão Johannes Brahms. Para essa apresentação, haverá as participações especiais na segunda obra das solistas Cláudia Nascimento, na flauta, e Liuba Klevtsova, na harpa.

Há outras ações programadas pela Cultura neste final de semana. Confira a programação em cada equipamento da cidade:

Biblioteca Nelson Foot

Neste sábado (13), às 11h, acontece o lançamento do livro infantil “É que Heitor já nasceu inventor”, de autoria da escritora Gisele Moreira. Na oportunidade, ela contará a história do personagem Heitor e suas invenções. Na sequência a ilustradora do livro, Ana Paula Franzoni realiza uma oficina de desenho e pintura com a garotada baseada na contação de história.

O público que comparecer na Biblioteca neste final de semana ainda poderá visitar duas exposições: “A arte de Inos Corradin” e “Dois Mundos entre nós”. Também é possível participar da oficina de Xadrez – crianças e adultos. A entrada na Biblioteca é gratuita. Ela está localizada dentro do Complexo Argos, na rua dr. Cavalcanti – vila Arens.

Fábrica das Infâncias Japy

Sábado (13), 10h30, “Brincadeiras”, com os recreadores da Amorah Eventos, empresa dedicada ao resgate da cultura do brincar, promovendo jogos lúdicos e projetos criativos que inspiram alegria e diversão. Amorah Eventos tem como missão transformar os mais diversos ambientes, através da alegria, impulsionando o desenvolvimento e a criatividade dos participantes de suas apresentações, por meio de brincadeiras.

Domingo (14), 10h30, “Entre Mares e Rios”, contação de história com os atores da Cia. Alya, que traz memórias de três contos do continente africano especificamente dos países falantes de português, fazendo um traçado entre África e Brasil valorizando a cultura afro através da brincadeira, música e dança. A contação conta com uma sereia mágica, um gigante atrapalhado, uma tartaruga espertalhona e um pescador ingênuo, que entre e Mares e Rios trouxe essas histórias para o Brasil.

A Fábrica das Infâncias está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – vila Arens. O horário de funcionamento do local, aos finais de semana é das 9h às 13h.

Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro

O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro segue aberto para visitação do público para conferir as suas novas instalações e na Galeria Olga de Brito conferir a exposição “Olhares sobre a Serra”, uma homenagem à Serra do Japi, importante patrimônio ambiental da cidade.

Com cerca de 20 obras, a mostra coletiva foi montada a partir de peças que compõem o acervo permanente da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, de oito diferentes artistas: Beto Cecchi, Bianca Foratori, Dimitri Kuriti, Elvio Santiago, Elvis da Silva, Gabriel Neves, Inos Corradin e Stella Pinheiro.

Trata-se de esculturas, fotografias e pinturas – óleo sobre tela, acrílico e acrílico sobre papel -, montadas para homenagear este importante remanescente de Mata Atlântica no território paulista e que é tombado em nível estadual junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

No sábado (13), 19h – 26º Enredança – Abertura com os alunos dos cursos de Dança da Pracinha da Cultura do Vista Alegre. Na sequência as apresentações das coreografias nas modalidades solos, duos e trios infantil e jazz juvenil. Serão distribuídos dois ingressos por pessoa que podem ser retirados tanto nas bilheterias do Centro das Artes, no Teatro Polytheama e na internet, por meio da plataforma Sympla.

O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro e seu horário de funcionamento aos sábados e domingos é das 10h às 18h.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

A exposição programada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.

Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Museu dos Ferroviários

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O horário de funcionamento aos finais de semana é das 10h às 17h.

Pinacoteca

A exposição “Memórias restauradas – retratos da presidência da Cia. Paulista” pode ser visitada na Pinacoteca, com entrada gratuita e classificação livre, a mostra reúne 14 telas pintadas por diferentes autores com retratos dos responsáveis pela extinta Cia. Paulista de Estradas de Ferro, uma das empresas ferroviárias que operavam no Município e que instalou, onde hoje é o Espaço Expressa, a sua oficina de locomotivas.

Com os retratos de 13 presidentes – entre eles, do Dr. Jayme Pinheiro de Ulhôa Cintra, possivelmente o mais conhecido do público, por dar nome ao estádio do Paulista, time de futebol fundado por ferroviários a exceção da mostra é a tela “Festividade comemorativa da chegada do trem a Campinas”, a única não retrato entre as obras.

Entre os autores, as obras são assinadas por artistas renomados, como Almeida Júnior – pintor de “O Violeiro”, “Caipira picando fumo” e “Moça com Livro” -, Oscar Pereira da Silva – autor de “Fundação de São Paulo” -, Lucílio de Albuquerque, Paulo do Valle Júnior, Tony Koegl, entre outros, cujos extensas produções compõem também os acervos da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), também conhecido como Museu do Ipiranga.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. O horário de final de semana é das 10h às 17h.

Polytheama

Na sexta-feira (12), 19h30, abertura oficial do 26º Enredança com a apresentação da Cia. Jovem de Dança e na sequência as apresentações das coreografias inscritas no festival nas modalidades conjuntos Infantil e Jazz Juvenil

No sábado (13), 20h, segundo concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí. No programa a abertura da ópera “A Flauta Mágica” e o Concerto para Flauta e Harpa do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e a Sinfonia Nº 3 em Fá Maior, do alemão Johannes Brahms. Para essa apresentação, haverá as participações especiais na segunda obra das solistas Cláudia Nascimento, na flauta, e Liuba Klevtsova, na harpa.

No domingo (14), 19h, 26º Enredança com as apresentações das coreografias inscritas nas modalidades Dança de Salão, Dança Esportiva e Danças Urbanas.

Fonte:

Deixe seu comentário