Portal da Cidade Louveira

Maria da Penha

Programa Patrulha Guardiã Maria da Penha em Itupeva

Guardas Civis Municipais participam de capacitação

Publicado em 08/02/2021 às 08:33

Neste sábado (06/02), Guardas Civis Municipais participaram, no HTPC, de capacitação para implantação do Programa Patrulha Guardiã Maria da Penha, projeto elaborado pela Prefeitura de Itupeva, após indicação da vereadora Ana Paula Marciano, criado para proteger e acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica e com medidas protetivas de urgência determinadas pelo Ministério Público.


A capacitação foi ministrada pela GMF de Jundiaí, Andréia Aparecida de Melo Pontes, destacando que o programa em si consiste em um atendimento específico e possui um olhar diferenciado do resto do efetivo. “Nesta capacitação trouxemos para o efetivo da Guarda Civil Municipal de Itupeva como é o funcionamento do programa, o atendimento especializado e humanizado para mulher vítima de violência. Debatemos sobre vários temas que envolvem este assunto”, detalhou.


A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Aline Alves, destacou a importância desta iniciativa em Itupeva. “Essa capacitação dos Guardas Civis Municipais é mais uma parte importante para implantação do programa no município, que trará maior amparo, proteção e segurança às mulheres vítimas de violência doméstica”, afirmou.


Já a vereadora Ana Paula Marciano ressaltou que o início deste curso representa o avanço do Programa Patrulha Guardiã no município. “É mais um passo importante para a implantação do programa na cidade, contribuindo diretamente para a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. É um trabalho que está sendo desenvolvido indiretamente, e com a implantação do programa haverá um tratamento diferenciado e maior acolhimento a essas pessoas."


O presidente da Câmara Municipal de Itupeva, Edicarlos Candiani Luna, afirmou que os Poderes Executivo e Legislativo estão integrados em assegurar os direitos da mulher, principalmente no que tange à sua proteção. “O início deste projeto na cidade com a Guarda Civil Municipal vai contribuir muito para que as mulheres possam se sentir mais seguras e que os homens não voltem a cometer esses atos de brutalidade contra às mulheres”, ressaltou.


O gerente de Segurança Pública, Jair Gomes, também ressaltou que o treinamento para os guardas é essencial para o cotidiano e suas atribuições. “Afinal, uma ocorrência nunca é igual a outra e o preparo é fundamental para atingir um bom desempenho em toda e qualquer tipo de situação, inclusive, em casos de mulheres vítimas de violência doméstica”, comentou.


A GCMF, Larissa Marques Cuba, considerou essencial a iniciativa em Itupeva. “Essa temática é sempre importante ser discutida, pois se trata de um assunto delicado que cada vez mais está presente na sociedade. O Programa Guardiã Maria da Penha é fundamental para proporcionar o amparo às vítimas de violência doméstica.


O GCM Eric Roberto Latorre ressaltou que o conhecimento é fundamental para a sua rotina profissional. “Por este motivo, este encontro, é tão importante e necessário, pois agrega valores e traz mais qualidade aos serviços desenvolvidos pela corporação, ampliando o bom atendimento à população”, salientou.


Fonte:

Deixe seu comentário