Portal da Cidade Louveira

Dicas

PM dá dicas de como viajar e deixar sua casa em segurança

“Se as pessoas seguirem essas dicas, estarão reduzindo, em muito, as chances de terem suas casas furtadas”, disse o major.

Publicado em 21/12/2019 às 06:19

Nesta reta final de ano muita gente vai viajar. E quem não vai, acaba ao menos indo à casa de amigos e parentes nas noites de 24 e 31 de dezembro para as comemorações, demorando a voltar. E é aí que mora o perigo. De acordo com Robinson Pomilio, major da Polícia Militar e comandante interino do 11º Batalhão de Jundiaí, tem muito ladrão de olho nessas ‘casas desabitadas’. Para não se tornar uma vítima e ter o final de ano transformado em transtorno, a PM dá dicas importantes. “Se as pessoas seguirem essas dicas, estarão reduzindo, em muito, as chances de terem suas casas furtadas”, disse o major. 

“Até o dia 24, que antecede o Natal, nosso foco de policiamento é na região comercial,para proteger as pessoas, que estão em período de compras. Isso porque, até esta data, os criminosos estão de olho não só nos produtos comprados pelas pessoas, mas principalmente no dinheiro que elas receberam neste final de ano, como FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), 13ª salário, férias… Então as pessoas estão com dinheiro e os ladrões sabem disso”, alerta. “Após o dia 24 e até após o Réveillon, nosso foco, apesar de ainda manter atenção na região comercial, passa a ser o policiamento nos bairros, porque as pessoas vão viajar e as casas ficarão vazias. Depois de praticarem furtos e roubos no comércio, os criminosos continuarão as suas práticas delituosas de outra forma, que será furtando residências”, comenta.

Trata-se, então, de um período crítico e de muitos furtos em residências. “Por isso, temos essas dicas que podem ser seguidas, porque serão eficazes. Depois desse período, estatisticamente os furtos tendem a cair, porque o bandido furta para também para a praia”, salientou.

Dicas

1 Certifique-se de que as portas e janelas foram trancadas. Nunca deixe sua casa sem nenhum tipo de monitoramento! Avise um familiar, um amigo ou mesmo um vizinho de sua confiança para entrar em contato com a Polícia Militar ao observar qualquer movimentação estranha ou sinal de arrombamento.

2 Solicite a essa mesma pessoa que retire possíveis jornais ou correspondências que possam ficar acumulados na entrada da casa.

3 Cuidado com as luzes acesas. Elas disfarçam durante a noite, mas se continuam acessas durante o dia, evidenciam sua ausência.

4 Outra dica muito importante é não informar pelas redes sociais que irá viajar ou postar fotos durante a viagem. Faço isso após seu retorno para casa.

5 Tenha anotado em local seguro o número de série de seus bens (TV, vídeo, som, relógios, etc.).

6 Em caso de furto, transmita esses dados ao policial. As chances de recuperá-los serão maiores.

7 A Segurança Pública é dever do Estado, mas também é responsabilidade de todos. Juntos, Polícia Militar e a comunidade podem conseguir níveis melhores de segurança. Contamos com a colaboração de todos. Tenham todos boas férias e uma boa viagem.

Fonte:

Deixe seu comentário