Portal da Cidade Louveira

Dica

Os 5 piores erros na hora de fazer o Currículo

Muita gente qualificada acaba perdendo a vaga para um candidato menos experiente simplesmente devido a um CV mais claro, enxuto ou com um melhor preparo

Postado em 15/10/2020 às 08:52

O currículo é uma das coisas que mais deixam as pessoas em dúvida. Muita gente qualificada acaba perdendo a vaga para um candidato menos experiente simplesmente devido a um CV mais claro, enxuto ou com um melhor preparo.

Para evitar que isso aconteça com você, preparei diversos itens apontando grandes erros cometidos em currículos. Dê uma olhada abaixo e veja se você já não cometeu algum deles e se for o caso, já edite seu novo documento.


1 – Utilizar capa ou contracapa

O mundo está cada vez mais voltado para a sustentabilidade. Por isso, a prioridade é economizar papel o máximo que puder. Dessa forma, não precisa utilizar capa ou contracapa para o seu CV. Também não é necessário encaderná-lo.

Aliás, o ideal é nem o imprimir. Prefira enviá-lo por meios digitais mesmo, pois além de ser mais prático também evita o desperdício de folhas.


2 – Colocar foto 3×4

Eu admito não ser muito fã de currículos com fotos, pois geralmente os candidatos colocam aquelas fotos 3×4 com uma qualidade bem ruim. Isso atrapalha o seu CV ao invés de ajudá-lo.

Portanto, se quiser mesmo ou precisar utilizar fotos, coloque uma maior, bem formatada ao lado de suas informações pessoais. Na foto, você precisa estar com roupas de trabalho e bem enquadrado, de preferência com um sorriso simpático. Nos Currículos que a minha empresa faz não colocamos fotos, porém temos uma fotógrafa que faz foto dos nossos clientes específicas para o Linkedin. É nesta rede é obrigatório ter foto, isto faz com que mais recrutadores acessem ao seu perfil.


3 – Não colocar objetivo profissional

O objetivo profissional é uma informação essencial ao seu currículo. Ele serve para deixar claro ao recrutador em quais áreas você está interessado. Não utilize verbos ou frases genéricas nesse campo. Seja específico e cite pelo menos três áreas de atuação correlatas em que você pode atuar e que tenham a ver com seu CV.


4 – Não colocar contato

Entre as informações básicas que não podem faltar em um CV estão: nome, número de celular (não precisa colocar o telefone fixo, pois pouca gente o utiliza e muitas vezes não tem ninguém para anotar o recado), e-mail e objetivo profissional, como já falamos.

Faça questão de deixar essas informações logo em cima da página, com destaque. Ontem mesmo eu fui chamar uma candidata para fazer uma prova prática na minha empresa. Peguei o CV e fui salvar o contato celular dela na minha agenda e surpresa: não tinha telefone, apenas e-mail. Como se tratava de uma profissional jovem eu relevei e fiz contato por e-mail, mas geralmente o recrutador já iria passar para o próximo CV da pilha, entende?

Afinal, o que você deseja é que a empresa entre em contato com você, certo? Então coloca seu número de telefone móvel com WhatsApp e evite trocar de número por pelo menos um ano.


5 – Excesso de texto, erros de português e formatação malfeita

Escreva suas funções, atribuições, qualificações, etc. de forma objetiva. Não enrole e não conte grandes histórias no seu currículo. O recrutador deseja fazer uma leitura que seja informativa, útil e prática. Por isso, não exagere no texto, pois isso deixa o documento pesado, desanimando o recrutador logo no início.

Outro ponto importante é a formatação. Utilize fontes de tamanho 11 ou 12 e não invente moda na hora da escolha: mantenha-se nas mais tradicionais e claras. Escolha também um layout que seja limpo, organizado e de fácil leitura para deixar a vida do recrutador mais simples.

É importante também que seu Currículo passe por uma revisão ortográfica, pois os erros de português desanimam os recrutadores e já passam uma imagem que você não tem muita orientação para a qualidade.

Você já cometeu algum desses erros no seu currículo? Então está na hora de mudá-lo, não é? Faça com que ele fique à altura de suas qualificações. Dessa forma, você o enviará com muito mais confiança!

Fonte:

Receba as notícias de Louveira no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário