Portal da Cidade Louveira

Especialista

Saiba como a Ventosa e a Liberação Miofascial ajudam em dores musculares

A fisioterapeuta Daniela Polozzi respondeu as principais dúvidas sobre os métodos

Publicado em 23/04/2019 às 08:54
Atualizado em

Fisioterapeuta Daniela Polozzi fala sobre Ventosa e Liberação Miofascial (Foto: Giullia Sampaio)

Fisioterapeuta Daniela Polozzi fala sobre Ventosa e Liberação Miofascial (Foto: Giullia Sampaio)

Pilates é um dos métodos de garantia da eliminação total da dor (Foto: Giullia Sampaio)

Técnicas de alívio de dor muscular tem sido cada vez mais procuradas. Entre elas, duas das técnicas mais em alta são a Ventosa e a Liberação Miofascial. Os métodos são recomendados por fisioterapeutas e pretendem combater a instabilidade muscular, causando alívio imediato.

 

Como o procedimento alivia a dor?


O procedimento completo consiste nas duas técnicas aplicadas em conjunto. Primeiramente é realizada a Liberação Miofascial para tirar a tensão muscular da região afetada pela dor. Após isso, a Ventosa é aplicada no ponto gatilho da dor.

 

Liberação Miofascial

 

A Liberação Miofascial trabalha na liberação da fáscia, ou seja, tecido cognitivo que recobre a musculatura do corpo. Este tecido tensionado é liberado com instrumentos utilizados pelo fisioterapeuta que fazem com que o músculo aumente a amplitude, voltando a normalidade.

 

Ventosa




A ventosa atua sobre os pontos gatilhos da dor. O procedimento consta na sucção desses pontos gatilhos, aumentando o fluxo sanguíneo e melhora a dos específica através de uma vascularização no local.



 

Muitas pessoas possuem receio em fazer a Ventosa por conta dos hematomas. Quando o procedimento e feito por um profissional qualificado e com a técnica correta, não há nenhum risco. É normal que a pele fique roxa, por conta da sucção e do aumento de fluxo sanguíneo no local, que consequentemente escurece a pele. Entretanto, técnica deve ser usada moderada e corretamente para não passar do ponto. O ideal é deixar a sucção agir por apenas três minutos. O hematoma na cor preta pode é perigoso e pode até deixar necrose na pele



.

 

Como evitar que as dores voltem?


Para melhorar realmente as dores, é necessário a junção do procedimento da ventosa com exercícios físicos que fortaleçam e alonguem os músculos, como o Pilates. Só a ventosa e a liberação, são alívios momentâneos. Sempre é necessário o fortalecimento muscular.

 

.

Daniela Polozzi / Fisioterapeuta

Alívio e força

O Pilates trabalha o corpo em geral e trabalha os músculos estabilizadores. Quando juntamos as técnicas de alívio e o fortalecimento muscular, o quadro drástico do paciente é aliviado, e aí ele está pronto para entrar com o fortalecimento

Daniela Polozzi / Fisioterapeuta

 _________________________________________________


DANIELA POLOZZI

FisioterapeutaTelefones : (19)92000-5572 e (19)98679-3990

studiosaudeepilates@gmail.com 

Facebook | Instagram | WhatsApp (clique aqui) 






Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.

  • Fone: (19) 99732-5402
  • Email: redacao.louveira@portaldacidade.com

Fonte:

Deixe seu comentário