Portal da Cidade Louveira

Vacina

Vinhedo não recebe vacinas e Saúde adia aplicação de segunda dose em moradores

Segundo a Vigilância em Saúde, aproximadamente 300 profissionais de saúde e cerca de 300 idosos com 90 anos, deveriam tomar a segunda dose hoje(26)

Publicado em 26/02/2021 às 02:28

A Secretaria de Saúde de Vinhedo não recebeu do governo estadual o lote de vacinas para aplicar segunda dose em pacientes com 90 anos ou mais e profissionais de saúde que já foram imunizados com a primeira dose. Como não recebeu as doses, a Secretaria precisou suspender a vacinação dos profissionais de saúde marcada para esta sexta-feira (26) e também a vacinação dos moradores de 90 anos ou mais agendada para segunda-feira (1º de março) e terça-feira (2).


A Secretaria de Saúde informou que novas datas da vacinação serão divulgadas imediatamente após a confirmação do envio das doses pelo governo estadual. Segundo a Vigilância em Saúde, aproximadamente 300 profissionais de saúde deveriam tomar a segunda dose na sexta-feira e cerca de 300 idosos com 90 anos ou mais deveriam ser vacinados com a segunda dose na segunda e terça-feira.


“Estamos cobrando o envio das vacinas o mais rapidamente possível”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde de Vinhedo, Milton Ribolli.


O diretor acrescentou que a orientação inicial da Secretaria Estadual de Saúde é de que a segunda dose da Butantan/Coronavac fosse aplicada 21 dias após a primeira dose, mas, conforme atualização do documento técnico da campanha de vacinação, do dia 17 de fevereiro, essa orientação foi alterada para 28 dias, como recomenda o fabricante.


Vinhedo vai comprar vacina

A Prefeitura de Vinhedo aguarda definições técnicas para comprar vacina diretamente dos fornecedores para imunizar seus moradores, sem depender da disponibilidade das doses pelos governos federal e estadual. A autorização de compra direta foi dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu a aquisição pelos municípios caso o governo federal não consiga manter a vacinação.


A Prefeitura já está em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para formalizar o pedido de compra e adquirir as doses.

Fonte:

Deixe seu comentário