Portal da Cidade Louveira

AÇÃO

Sesc Jundiaí inicia o programa ‘Mesa Brasil’ em combate à fome e ao desperdício

Programa nacional do Sesc coleta alimento dos locais onde há sobra e doa para instituições onde há falta

Publicado em 24/05/2019 às 07:10
Atualizado em

Programa começa dia 28 de maio (Foto: Divulgação)

O Sesc Jundiaí inicia o programa Mesa Brasil nesta terça, 28 de maio. Criado em São Paulo em 1994 e, desde 2003, presente em todo o país, a ação funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseada na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais. Por meio da coleta e da distribuição urbana, a iniciativa doa alimentos que seriam descartados para instituições onde eles fazem a diferença, transformando positivamente as estatísticas dos municípios em que atua.

 Na prática, a coleta de produtos in natura e industrializados é realizada no período da manhã (em supermercados, feiras, sacolões, padarias, etc.), e, no período da tarde, é feita a distribuição das doações em entidades sociais (creches, abrigos, albergues, casas de convivência) previamente cadastradas, que utilizam estes alimentos para complementar suas refeições.

 Completando 25 anos de atuação este ano, a iniciativa atende hoje 63 municípios paulistas e arrecada 5 milhões de quilos de alimentos por ano. Estes alimentos complementam as refeições servidas a mais de 170 mil pessoas atendidas em 1062 instituições sociais.          

 A ação não se limita a levar o alimento onde falta, mas tem também a missão de educar para transformação social. As instituições cadastradas participam de treinamentos e oficinas culinárias, a fim de garantir a qualidade, a segurança e o aproveitamento integral dos alimentos.

 Fabíola Freire, nutricionista e coordenadora do Mesa Brasil no Sesc Jundiaí, reforça que o programa funciona como uma rede de solidariedade, de responsabilidade social e que tem como objetivo o combate ao desperdício de alimentos e à fome.

 Para Celina Tamashiro, gerente do Sesc Jundiaí, a expectativa com o trabalho do Mesa Brasil na cidade também é bastante positiva. “Esperamos aumentar cada vez mais esta rede de atuação nacional, que no Estado de São Paulo já abrange 18 cidades. Temos muito orgulho deste programa. ”, declara Celina.

 Como funciona

 A rotina exige planejamento. De manhã, os caminhões do Mesa Brasil saem para cumprir o que o programa chama de “colheita urbana”. Seguindo uma rota pré-determinada, a equipe, composta por motorista e ajudante previamente capacitados e treinados, visita as empresas doadoras cadastradas e no próprio local faz o controle de qualidade e seleção dos alimentos que não têm mais valor comercial, mas ainda estão bons para consumo. Podem ser doados hortifruti, grãos, cereais, enlatados, conservas, sucos, pães e bolos sem recheios, massas, frios, ovos, entre outros.

 Conforme explica a coordenadora do Mesa Brasil no Sesc Jundiaí, “são frutas, verduras e legumes com pequenos machucados, muito maduros ou ´feios´, alimentos que estão próximos da data de vencimento, que seriam descartados e, que com a doação, podem ser encaminhados para as instituições sociais enriquecerem e complementarem suas refeições. ”

 Após a colheita, a equipe externa comunica à central do programa quais alimentos foram doados e aí começa o trabalho de logística da distribuição. Nutricionista e auxiliar administrativo orientam quais alimentos serão entregues às instituições, de acordo com a característica do atendimento, quantidade de pessoas atendidas e necessidades de cada uma.

 No período da tarde, a distribuição dos alimentos é feita pelo caminhão, conforme a orientação e logística da coordenação.  Junto com os alimentos, as instituições são convidadas a participar de uma série de ações educativas promovidas pelo Mesa Brasil, como cursos, oficinas de aproveitamento integral dos alimentos, palestras, entre outros.

 Em Jundiaí

 O Sesc Jundiaí recebeu dois caminhões refrigerados do Mesa Brasil com capacidade para a coleta de 1,3 toneladas de alimentos cada. A coleta e distribuição dos alimentos começam no dia 28 de maio, mas o trabalho teve início meses atrás, com visitas a doadores em potencial, cadastramento das instituições sociais que receberão as doações e treinamento da equipe.

 De acordo com Fabíola, o Sesc Jundiaí começa o programa com 21 instituições sociais cadastradas para receber as doações e 14 empresas doadoras. A previsão é realizar ao menos uma entrega por semana nas instituições sociais e, à medida em que o número de doadores crescer, aumentar o número de instituições cadastradas.

 A primeira ação educativa do programa na cidade acontecerá em junho e as atividades serão divulgadas no portal do Sesc Jundiaí.

 Quem pode doar

 Centrais de abastecimento, supermercados, atacadistas, sacolões, padarias, confeitarias, indústrias, cerealistas, produtores rurais, entre outros podem se tornar doadores do Mesa Brasil.

 Para se tornar um doador, os interessados podem entrar em contato com a equipe do Mesa Brasil do Sesc Jundiaí pelo e-mail mesa@jundiai.sescsp.org.br ou pelo canal gratuito 0800-770-4782. Os doadores serão cadastrados e receberão relatórios com o acompanhamento de suas doações.

 Quem pode receber

 Para receberem as doações, as instituições sociais interessadas deverão estar inscritas em conselhos municipais, estaduais ou federais de Assistência Social ou Educação ou Idosos ou dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 Deverão ainda atender critérios como: realizar trabalho de promoção humana de forma séria e sistemática, necessitar de doações de alimentos para complementar as refeições servidas aos assistidos, possuir cozinha com mínima estrutura para receber, armazenar e preparar as doações, entre outros.

 As instituições devem apresentar CNPJ, Estatuto Social, Ata de assembleia da eleição da diretoria com registro em cartório e Plano de trabalho anual assinado pelo responsável pela instituição. Os interessados também podem entrar em contato com o Mesa Brasil do Sesc Jundiaí pelo e-mail mesa@jundiai.sescsp.org.brou pelo canal gratuito 0800-770-4782.

SERVIÇO

 Mesa Brasil Sesc Jundiaí

E-mail: mesa@jundiai.sescsp.org.br

Canal gratuito: 0800-770-4782

Avenida Antônio Frederico, 6600, Jardim Botânico

Fone: (11) 4583-4909

Fonte:

Deixe seu comentário