Portal da Cidade Louveira

Turismo

Jundiaí, Louveira, Itupeva e Vinhedo querem se tornar a ‘Orlando Brasileira’

Os representantes das quatro cidades vêm discutindo desde o ano passado a criação do primeiro Distrito Turístico de São Paulo

Postado em 06/02/2020 às 15:37 |

Jundiaí, Louveira, Itupeva e Vinhedo querem se tornar a ‘Orlando Brasileira’. Os representantes das quatro cidades vêm discutindo desde o ano passado a criação do primeiro Distrito Turístico de São Paulo. Segundo o Estadão, devido aos parques como Hopi Hari, Wet’n Wild e também o Outlet Premium e o Shopping Serra Azul, na rodovia dos Bandeirantes, a região é o segundo núcleo turístico do Estado, perdendo apenas para Aparecida do Norte.


Por ano, cerca de 7 milhões de pessoas passam por aqui em busca de diversão. As quatro cidades querem fomentar o turismo, alavancar a economia e gerar empregos, nos moldes do Distrito Turístico de Orlando, na Flórida, onde fica o complexo da Disney. Além dos parques e das rodovias, a região conta ainda com o aeroporto de Viracopos, elemento fundamental para transformar a região em um enorme polo turístico. Não foi citado prazo para que o projeto comece a sair do papel. Porém, os municípios envolvidos querem que isto ocorra o mais rápido possível.

Os prefeitos pedem o apoio do Governo do Estado. Conforme a reportagem do Estadão, “ Distrito Turístico deverá ser uma área exclusivamente destinada a atividades de turismo, lazer e entretenimento, seguindo normas de ocupação, através de zoneamento e código de obras específicos e projeto nas Câmaras Municipais aprovando níveis de autonomia especiais para a administração do Distrito. O conceito geral do projeto é a criação de um local com uma infraestrutura operacional que atenda perfeitamente todos os empreendimentos a serem implantados.


Os empreendimentos são idealizados de modo a serem implantados individual e independentemente, sendo porém complementares entre si, funcionando em perfeita harmonia e sem concorrência direta. O ambiente geral deverá ter um tratamento totalmente diferenciado, propício à atividade turística, com grande conforto visual, imensas áreas verdes, modernas vias de tráfego, paisagem e sinalização especiais e excelente esquema de segurança”.


Segundo a assessoria de imprensa de Vinhedo, reuniões ocorreram entre representantes das prefeituras e também do parque aquático Wet’n Wild (foto principal). Porém, em decorrência das eleições municipais e depois, com as mudanças de alguns prefeitos, as discussões estavam paradas, mas voltaram a ser debatidas com profundidade nas últimas semanas.

O prefeito Jaime Cruz, de Vinhedo, esteve com o secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, para falar da importância da criação do primeiro Distrito Turístico do Estado para a economia das cidades envolvidas, bem como para pedir apoio na sua implantação.


“São ações concretas para que o projeto se torne realidade o mais rápido possível, o que possibilitará a atração de investimentos e a geração de emprego, algo tão importante para a economia dos municípios, principalmente em época de crise financeira”, afirma a nota.

Fonte:

Deixe seu comentário