Portal da Cidade Louveira

atividade lúdica

Itatiba sediará Festival Paralímpico pelo terceiro ano consecutivo

Em 20/05 será a primeira etapa do evento em 2023; próxima está prevista para setembro

Publicado em 12/05/2023 às 13:53
Atualizado em

(Foto: divulgação)

Itatiba sediará no próximo dia 20/05 o Festival Paralímpico Loterias Caixa no Ginásio Municipal de Esportes José Boava, Parque Ferraz Costa. Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Itatiba, através do Departamento de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes, traz para o município o evento destinado à vivência recreativa e lúdica do esporte inclusivo para difundir o Movimento Paralímpico por todo o território nacional.

Na última edição, em setembro de 2022, Itatiba recebeu o futebol para pessoas com deficiência, bocha paralímpica e tênis de mesa. Desta vez, serão quatro modalidades diferentes para a vivência: Atletismo, Basquete, Taekwondo e Badminton, sendo todas trabalhadas de forma lúdica, para os interessados de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual.

Este evento nacional promovido anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) será realizado neste ano em 120 sedes de todas as regiões do país. O início é às 8h30 e às 9h começa já a primeira sessão. Ao todo serão quatro sessões, sendo que cada uma terá duração estimada de meia hora, até a celebração do final do evento, marcada para o meio-dia. Assim, todos os inscritos podem experimentar cada uma das quatro modalidades, sendo uma a cada sessão.

Os interessados em participar devem fazer suas inscrições na Secretaria de Esportes, diretamente com o prof. Eduardo Perrone, do Departamento de Esportes Adaptados, na Av. Aurora Fernandes Zanutto - 590, Jardim Vitória, e o telefone é o 4524-0300.

Momentos do Festival Paralímpico realizado em 2022
Momentos do evento em 2022; Itatiba sediará novamente o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023, ação que promove a experimentação esportiva, de forma lúdica, para crianças e jovens com deficiência
(© Tatiana R. Petti/PMI)

Itatiba preza pelo estímulo ao esporte como forma de promover a inclusão entre as pessoas com deficiência e também a integração com aquelas que não têm, por meio de atividades esportivas. "O esporte é uma de nossas bandeiras e a inclusão das pessoas com deficiência, também. É muito gratificante quando as duas se encontram e é para nós uma satisfação receber - pelo terceiro ano seguido - esse festival que acontece em todo o Brasil", diz o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

Duas etapas

Neste ano, de maneira inédita, o evento vai ocorrer em duas etapas. A primeira será neste 20/05 e a segunda em 23 de setembro - mês em que também se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com mais de sete mil participantes. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças e jovens. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.

Em 2021, devido à pandemia, o evento foi realizado em dezembro - para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência (03/12) - e reuniu oito mil crianças em 70 sedes espalhadas pelo país. No ano passado, ocorreu a maior edição até hoje, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades. O Festival Paralímpico conta com o patrocínio das Loterias Caixa.

Fonte:

Deixe seu comentário