Portal da Cidade Louveira

fortalecimento

Prefeitura inicia aulas do Programa Jovem Agricultor

Aulas teóricas na Escola Rural Luiz Gonzaga e práticas na área experimental do CAP, onde os alunos cultivam alface, chicória, rúcula e cheiro verde

Publicado em 05/04/2024 às 13:35
Atualizado em

(Foto: divulgação)

Com diversas ações voltadas ao fortalecimento agrícola de Louveira, a Prefeitura realiza neste ano mais uma edição do Programa Jovem Agricultor do Futuro. As aulas começaram no início deste mês de abril e seguem até o final de novembro. Neste ano, 16 jovens foram matriculados, com idades entre 14 a 17 anos. Realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o curso tem parceria com o Senar SP e Sindicato Rural de Jundiaí.

O curso neste ano acontece em dois locais diferentes, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. As aulas teóricas estão sendo ministradas na Escola Rural Luiz Gonzaga e a prática está sendo desenvolvidas na área experimental do CAP (Centro de Apoio ao Produtor), onde os jovens cultivam hortaliças, entre elas alface mimosa, americana Lucy Brown, os diversos tipos de alface crespas – crespa Thais, crespa Valentina, crespa Vanda, chicória, rúcula e também cheiro verde.



Para este ano o curso apresenta algumas novidades. A primeira será a criação de uma cooperativa, a partir do 1º cultivo, em maio, e que será gerenciada pelos próprios estudantes como tesoureiros e cooperados. Por meio dela será feita a gestão financeira da comercialização das hortaliças.



O objetivo é que o lucro das vendas fique com os estudantes e para que eles façam a gestão como prática das aulas de Gestão de Negócios. E a outra novidade é que a Prefeitura já viabilizou parceria com empresas para esse processo de compra dos itens. O lucro será dividido entres os próprios alunos.


1 / 5


O projeto vai ao encontro das ações que a atual gestão tem feito para fomentar a geração de emprego e renda por meio da agricultura.



Os alunos do curso recebem uniforme completo, transporte para o deslocamento entre a escola rural e o CAP, alimentação, equipamentos agrícolas, entre outros benefícios e experiências práticas. O curso também oferecer certificado reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).



Para os jovens interessados no programa, as inscrições acontecem no começo de cada ano e são feitas no Nucca (Núcleo de Capacitação). No próximo ano as inscrições serão realizadas em fevereiro.

Fonte:

Deixe seu comentário