Portal da Cidade Louveira

rede municipal

Merenda é destaque em qualidade, variedade e planejamento alimentar inclusivo

A merenda em Louveira conta com cardápio nutritivo, alimentos frescos, com frutas e verduras da agricultura familiar

Publicado em 12/04/2024 às 13:20
Atualizado em

(Foto: divulgação)

A merenda escolar em Louveira tem sido nos últimos 3 anos uma das prioridades para a gestão municipal, visando o desenvolvimento humano e intelectual dos estudantes da rede municipal de ensino. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com a Divisão de Merenda, tem investido cada vez mais no aprimoramento nutricional do cardápio, com alimentos nutritivos, frescos, muitos oriundos da agricultura familiar, e até mesmo refeições adaptadas para as crianças com restrições alimentares.

Os cardápios são elaborados com base na legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em especial a partir da Resolução 2 e 20 do ano de 2020, que exige alimentos in natura na alimentação das crianças ou minimamente processados. O objetivo é criar hábitos saudáveis na população.


1 / 5


Para tanto, as escolas contam com a estrutura da Cozinha Piloto e com a rede de profissionais nutricionistas e técnicos, que elaboram os pratos quentes para serem distribuídos nas escolas.



Hoje a Cozinha Piloto atende aproximadamente 10,8 mil estudantes, e não apenas aos alunos da rede municipal, mas também da rede estadual.



De acordo com a Divisão de Merenda, são cerca de 40 mil refeições por dia, com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, inclusive considerando as refeições das crianças do período integral.

Cardápio Inclusivo

Um dos principais destaques na merenda escolar de Louveira é o cardápio inclusivo. Trata-se refeições especificamente elaboradas para os alunos com restrições alimentares. Hoje a rede municipal de ensino atende 530 alunos com restrições alimentares, mas o número deve aumentar ao longo do ano. Em 2023 foram 600 alunos cadastrados até dezembro com alimentação específica.



O cardápio inclusivo atende tanto as necessidades culturais de cada aluno cadastrado, como motivo religioso, mas a maioria se deve a questões de saúde, como alergias e patologias diversas - problemas renais, diabetes, entre outros.



Nestes casos, a Divisão de Merenda elabora e entrega nas escolas uma refeição individualizada com o nome do aluno, o período e a escola em que estuda.

Alimentos da Agricultura Familiar

Neste ano, como foi em 2023, aproximadamente 57% dos recursos do PNAE é destinado para compra dos itens da agricultura familiar.



A percentagem é mais que o dobro dos 30% exigidos pela legislação de execução do orçamento do PNAE e comprova o comprometimento da atual gestão com a qualidade da merenda escolar e com o fortalecimento da agricultura local.



Pelo Programa, a Prefeitura compra frutas, verduras e legumes e entrega, em média, cerca de 8 toneladas por mês nas escolas.

Fonte:

Deixe seu comentário