Portal da Cidade Louveira

prioridades

Prefeitura amplia de 1 para 7 berçários nos últimos 3 anos

Hoje a rede municipal de ensino atende 505 bebês em 7 unidades de período integral - Cecoin – Centro de Convivência Infantil

Publicado em 13/03/2024 às 13:21
Atualizado em

(Foto: divulgação)

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação, tem na primeiríssima infância uma das prioridades dentro da rede municipal de ensino.

Com previsão orçamentária de aproximadamente R$ 192 milhões para Educação em 2024, os investimentos incluem os berçários, que hoje soma 505 bebês em 7 unidades de período integral (Cecoin – Centro de Convivência Infantil), sendo 2 da Prefeitura e 5 terceirizados.

A ampliação de 1 para 7 berçários foi um dos principais avanços da Educação Infantil nos últimos 3 anos; e pelo 2º ano consecutivo, a Prefeitura garante 100% de matrículas aos bebês classificados para vagas de berçários.



Neste 1º processo classificatório do ano do Cadastro Municipal Unificado 100% dos bebês foram matriculados na rede, ou seja, Louveira não tem fila de espera para vagas na fase de berçário. Foram 92 bebês matriculados.



Ao todo, 119 crianças foram inscritas no cadastro e já estão incluídos nas unidades desde 28 de fevereiro.



Segundo a Secretaria de Educação, 27 bebês foram desclassificados devido a idade estar incompatível ao berçário diante da data limite de 31 de março de 2024.



Para garantir a vaga, os bebês precisam ter entre 06 meses a 1 ano e 11 meses, sempre considerando a data limite estabelecida pela Secretaria de Educação. Em Louveira, o processo de cadastro dos bebês é realizado 3 vezes por ano: em janeiro, maio e outubro.

Comprometida com o atendimento de todas as crianças em fase de berçário, a Prefeitura conta hoje com as seguintes unidades: Cecoin Pequeno Príncipe (Estrada Miguel Bossi, nº30), Cecoin Arco Íris (R. Abelita Gomes, nº62), Cecoin Bairro Monterrey (R. Xasco, nº1-211), Cecoin Bairro Pau a Pique (Estrada Pau a Pique, nº1547), Cecoin Bairro Vila Bossi (R. Gaspar de Oliveira, nº123), Cecoin Santo Antônio (R. Nerina, nº191), Cecoin Lago Azul (R. Maestro Izidoro Scarance, nº30).

Programas e Avanços

Além da ampliação no número de unidades, a Prefeitura tem trabalhado com programas e atendimentos que concretizam verdadeiros avanços na primeiríssima infância.

Atendimento: Todos os berçários contam com uma coordenadora pedagógica responsável pela rotina e organização dos espaços e seguem o calendário escolar de período integral de acordo com a Secretaria Municipal de Educação aprovado pelo COMEL (Conselho Municipal de Educação).

Alimentação: Desde a retomada do atendimento aos berçários em 2021 os insumos são fornecidos pela Prefeitura. Além disso os berçários terceirizados contam com o apoio de uma nutricionista que trabalha alinhada com a Cozinha Piloto. São ofertadas seis alimentações diárias entre o café da manhã e o jantar.

Amamentação: A mãe que desejar amamentar o seu bebê deve procurar a coordenação do berçário. Em cada unidade é preparado um local aconchegante para amamentação, de acordo com a procura das famílias.

Programa Saúde na Escola (PSE): Ações

  • Vacinação: Há uma parceria com a Vigilância em Saúde para atualização da carteira de vacina das crianças. Os berçários organizam os espaços para que os pais possam acompanhar a vacinação realizada pelos profissionais.

  • Médico Pediatra e Dentista: Seguem um cronograma de visitas aos berçários e sempre que necessário o coordenador faz a solicitação.

  • Avaliação antropométrica: Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças.

Uniformes escolares: São oferecidos kits de uniformes, kits com meias e calçados, mochilas com toalha de mão e garrafa para água para todos os alunos.

Fonte:

Deixe seu comentário