Portal da Cidade Louveira

Nível de aprendizado

Avaliação de alunos da rede municipal em proficiência de Português e Matemática

O Saber Louveira é um diagnóstico municipal que avalia o nível de conhecimento dos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Publicado em 09/05/2023 às 13:19
Atualizado em

(Foto: divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura de Louveira realiza, por meio da Secretaria de Educação, a avaliação dos alunos do Ensino Fundamental, de acordo com o conteúdo programático. O objetivo é fazer um mapeamento do nível de proficiência dos alunos nas habilidades essenciais, avaliadas nas disciplinas de Português e Matemática. Participam da avaliação os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A realização do Saber Louveira segue o cronograma da Secretaria de Educação de acordo com as turmas e tem início no dia 15 de maio, mas segue durante todo o mês e maio e também no mês de junho. Uma das novidades para este ano é que ele será aplicado por meio da ferramenta digital, que é o tablet que cada aluno recebeu da Prefeitura para as aulas a distância durante a pandemia.

“A Educação tem sido prioridade desde o início do nosso governo. Neste ano, inclusive, estamos fazendo o maior investimento dos últimos 10 anos. E esta avaliação foi uma inovação da Secretaria de Educação para verificarmos o nível de aprendizado das crianças, principalmente depois de tanto tempo em que as crianças ficaram afastadas fisicamente da sala de aula, no período da pandemia. Na época, nós demos toda estrutura para que todas as crianças tivessem acesso aos estudos, e o tablet e o chip para eles acessarem a internet de casa foram essenciais. E agora entramos em uma outra etapa, a de avaliar o que elas conseguiram aprender. Este acompanhamento pelos professores é fundamental para analisar o nível que as crianças estão e para os educadores possam então dar seguimento no conteúdo”, explicou o Prefeito Estanislau Steck.

Para a realização da avaliação Saber Louveira, as escolas contam com a tecnologia dos tablets que cada aluno da rede municipal recebeu em 2021. Na época, a Prefeitura distribuiu entre os alunos 4,1 mil tablets juntamente com chips para acesso à internet. Desde então, a sua utilização faz parte do cotidiano escolar das crianças e cada professor o inclui dentro do seu planejamento semanal, como, por exemplo, para as lições de casa ou mesmo para atividades dentro das salas de aulas. Além dos tablets para os alunos, a Prefeitura disponibilizou também notebooks para os educadores.


1 / 3


Na última semana os alunos do Ceil Centro participaram de uma simulação visando a avaliação Saber Louveira, para que a equipe de profissionais da tecnologia da informação pudesse avaliar previamente os equipamentos e evitar transtornos nos dias da avaliação oficial. Para o teste deste ano, a Secretaria de Educação montou uma comissão de informática para transformar a avaliação, que no ano passado foi aplicada de forma tradicional, no papel, para o formato digital, como será feita neste ano, utilizando os tablets. A avaliação é elaborada de acordo com o ano de cada aluno.



De acordo com a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, a avaliação Saber Louveira foi criada diante da necessidade de avaliar os alunos depois do distanciamento social causado pela Covid-19.



“A avaliação permite fazermos um diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos, considerando os efeitos da pandemia. Nosso objetivo é fomentar as mudanças ou adequações necessárias e criar diretrizes em busca de aprimorar cada vez mais a qualidade do ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Saber Louveira

A primeira avaliação será realizada no dia 15 de maio, para os alunos dos 5º anos, mas segue durante todo o mês de maio e também pelo mês de junho, seguindo o cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação.

Cronograma de Avaliação

Avaliação da Língua Portuguesa

  • 15/05/2023 – para os alunos dos 5º anos

  • 16/05/2023 – para os alunos dos 4º anos

  • 17/05/2023 – para os alunos dos 3º anos

  • 18/05/2023 – para os alunos dos 2º anos

  • 19/05/2023 – para os alunos dos 1º anos

Avaliação de Matemática

  • 29/05/2023 – para os alunos dos 5º anos

  • 30/05/2023 – para os alunos dos 4º anos

  • 31/05/2023 – para os alunos dos 3º anos

  • 01/06/2023 – para os alunos dos 2º anos

  • 02/06/2023 – para os alunos dos 1º anos

Fonte:

Deixe seu comentário