Portal da Cidade Louveira

bem-estar

Prefeitura implanta aulas de Lian Gong e Pilates para o CCI

A Prefeitura implanta aulas de Lian Gong e Pilates para os participantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI)

Publicado em 19/03/2024 às 13:13
Atualizado em

(Foto: divulgação)

Em promoção ao bem-estar e qualidade de vida na terceira idade, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, implanta aulas de Lian Gong e Pilates para os participantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI). As aulas acontecem de terças e quintas-feiras.

O Lian Gong é um sistema de prática corporal com objetivos terapêuticos, criado pelo Dr Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista chinês.

O objetivo é a prevenção e tratamento de doenças, fortalecer o sistema cardiorrespiratório, melhorar a condição do sistema musculoesquelético, proporcionando redução das dores, aumento do equilíbrio e da coordenação. Os exercícios são divididos em três partes cada uma contendo 18 exercícios cada.



Desenvolvido por Joseph Pilates, o Pilates é um sistema de 34 exercícios que tem como objetivo trabalhar a respiração, concentração, coordenação, força, flexibilidade e postura.



É um método muito completo e que quando bem utilizado também vai proporcionar o alívio das dores e, principalmente, uma melhora da postura através do fortalecimento dos músculos do tronco (costas e abdômen).



Para o público da terceira idade, é possível treinar habilidades que já vinham se perdendo, como por exemplo, deitar-se ou se levantar do chão, passar de ajoelhado para em pé e vice-versa.



Além disso, o CCI já recebe às quartas-feiras aulas de funcional para melhor idade e aulas de Tai Chi, prática que desenvolve o equilíbrio corporal, reduzindo o risco de quedas, diminui a ansiedade, melhora a mobilidade das articulações e melhora da capacidade cardiorrespiratória.

Fonte:

Deixe seu comentário