Portal da Cidade Louveira

EDUCAÇÃO

Segunda edição do ‘Tecnologias e Artes em Rede’ acontece em 36 unidades do Sesc

As diversas tecnologias livres, do analógico ao digital, ganham destaque em mais de 130 atividades, em 36 unidades do Sesc na capital

Publicado em 29/05/2019 às 06:50

(Foto: Divulgação)

Durante todo o mês de junho, as diversas tecnologias livres, do analógico ao digital, ganham destaque em mais de 130 atividades, em 36 unidades do Sesc na capital, no interior e no litoral do estado de São Paulo, na ação “Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Livres”. Essa é a segunda edição do projeto “Tecnologias e Artes em Rede”. Na primeira, que aconteceu em setembro de 2018, o tema foi “As Mulheres e as Tecnologias”. Na ocasião, os ETAs – salas-laboratório disponíveis nas unidades do Sesc – ofereceram uma intensa programação que visava o fortalecimento e a valorização da autonomia feminina.

 Mas o que são tecnologias livres? Ao conhecimento adquirido aplicado na realização de uma determinada tarefa por meio um de dispositivo, nem sempre físico, dá-se o nome de tecnologia. Podendo, ou não, ser a melhor solução, o menor caminho, ou o mais simples, entre dois pontos. Assim compreendida, passível de erros e evolução constante, o convite à construção de aparatos tecnológicos é aberto a todo àquele que está disposto a migrar de uma postura de usuário passivo das tecnologias para uma postura criadora e transformadora. Cercados que estamos por estes dispositivos, sendo moldados por eles, é preciso, mais ainda, prestar atenção às tecnologias livres.

 As tecnologias proprietárias são estruturadas por códigos fechados e conferem licenciamento com direitos exclusivos para seu produtor. Já as tecnologias livres permitem que seus usuários intervenham livremente em seu funcionamento adaptando-as para suas necessidades, estimulando o compartilhamento de resultados, de modo que toda a comunidade se beneficie. Para isso oferecem acesso ao código fonte, com a possibilidade de compartilhamento de cópias.

 Princípios como os das tecnologias livres são fundamentais para promover o protagonismo e a autonomia das pessoas. Nos ETAs, os públicos do Sesc são regularmente estimulados a subverter os usos e consertar objetos, criar dispositivos, gambiarras e softwares, apropriando-se das tecnologias para colocá-las a seu favor, buscando soluções que possam ser compartilhadas.

 Partilhando da compreensão de que é preciso ampliar o uso de tecnologias livres como uma forma de promover transformações individuais e coletivas que ampliem a autonomia de ação das pessoas sobre o mundo, o Sesc promove a segunda edição do projeto Tecnologias e Artes em Rede e abriga muitas vertentes deste movimento. Reunindo artistas, técnicos e pesquisadores, os Espaços de Tecnologias e Artes do Sesc São Paulo apresentam cursos, oficinas, vivências e palestras sobre questões como hardware livre, software livre, direitos autorais, design aberto, inteligência coletiva, mídias livres e ciências de dados.

Na unidade de Jundiaí, a programação é composta por um curso de Arte Digital que mistura desenho, pintura e ilustração por meio do software livre Krita. Para matar a saudade ou mesmo para quem não viveu essa época, há o curso Crie Seu Gameboy (Livre), com a plataforma Arduino. E fechando a programação, acontece a atividade Introdução à Tecnologia de Corte a Laser, oportunidade de conhecer as possibilidades de uso da máquina de corte também em processos artísticos, utilizando o software livre Inkscape. Os três cursos são gratuitos, sequenciais e exigem inscrições presenciais: (Credencial Plena: a partir de 1/jun. Demais interessados: a partir de 4/jun).

 Você conhece o ETA?

 O Sesc São Paulo conta com 44 unidades no estado que desenvolvem programações em diversos formatos e linguagens, entre eles, os cursos e oficinas de artes visuais e tecnologias. Nessa ampla rede de ação socioeducativa, 37 unidades dispõem do Espaço de Tecnologias e Artes, o ETA. Tratam-se de salas-laboratório dedicadas a práticas de viés educativo que utilizam suportes tecnológicos e/ou digitais. Orientando as ações do ETA, o Programa de Tecnologias e Artes propõe a intersecção de materiais, processos e inspirações provindos de diversos contextos – o que inclui os fazeres realizados, por exemplo, na garagem do avô, no ateliê do artista, nos hack, fab e media labs, e também nos maker e tinker spaces. Com isso, busca-se explorar as mais variadas possibilidades das mídias digitais, com destaque para: fabricação digital, software livre, hackerismo, cultura digital, audiovisual (som, vídeo e luz), fotografia, design, inclusão e letramento digital, editoração, animação, moda, marcenaria, games e inovações na cidade. Para a realização de suas atividades, o ETA dispõe de equipes de educadores especializados, que propõem cursos, oficinas, vivências e instalações. Ao fazê-los, procuram valorizar a convivência, a diversidade, o protagonismo, a autonomia e a reflexão criativa e crítica. A fim de potencializar ainda mais suas ações, o ETA convida artistas, educadores e pesquisadores para desenvolver propostas e cursos específicos

 Programação no Sesc Jundiaí:

CURSOS

ARTE DIGITAL: PINTURA, ILUSTRAÇÃO E SOFTWARE LIVRE

O curso apresenta conhecimentos relativos aos campos da pintura, do desenho e ilustração, que se interseccionam em grande medida. Através do software livre Krita. Com Steffano Lucchini, ilustrador, designer e quadrinista.

De 7/6 a 5/7. Sextas, 10h às 13h (Exceto dia 21/6)

Espaço de Tecnologias e Artes |

15 vagas | 12 anos | Grátis

Inscrições na Central de Atendimento. (Credencial Plena: 1/jun.

Demais interessados: 4/jun).

Atividade sequencial (4 encontros).

CRIE SEU GAMEBOY LIVRE

Construção de um videogame portátil, similar ao primeiro GameBoy, mas baseado em hardware aberto, com a plataforma Arduino e tela de OLED monocromática. A partir desse console, aprenda como programar e criar seus próprios jogos. Com Rodrigo Corbera, desenvolvedor de jogos e aplicativos.

De 8 a 29. Sábados, 10h30 às 13h30 (Exceto dia 22)

Espaço de Tecnologias e Artes |

12 vagas | 12 anos | Grátis

Inscrições na Central de Atendimento. (Credencial Plena: 1/jun.

Demais interessados: 4/jun).

Os participantes poderão levar o objeto produzido.

Atividade sequencial (3 encontros).

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DE CORTE A LASER

Os participantes poderão desenvolver projetos próprios e conhecer as possibilidades de uso da máquina também em processos artísticos, utilizando o software livre Inkscape e máquina de corte de 80 watts de potência. Com Natália Calamari (antropóloga e ilustradora) e Rodrigo Mafra (ilustrador, animador e artista visual) do Estúdio Dupla.

De 12/6 a 3/7. Quartas, 19h às 21h

Espaço de Tecnologias e Artes |

20 vagas | 14 anos | Grátis

Inscrições na Central de Atendimento. (Credencial Plena: 1/jun.

Demais interessados: 4/jun).

Atividade sequencial ( 4 encontros).


O Sesc Jundiaí fica na Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600. Informações: (11) 4583-4900.

Fonte:

Deixe seu comentário