Portal da Cidade Louveira

Agricultura Familiar

Louveira convoca produtores para processo de compra dos itens da merenda escolar

Para participar do certame, os agricultores precisam regularizar sua situação cadastral até 29/02 no Centro de Apoio ao Agricultor

Publicado em 01/03/2024 às 12:55
Atualizado em

(Foto: divulgação)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração, realiza em março a licitação para processo de compra dos itens hortifrutigranjeiros para a merenda escolar. Para tanto, a Prefeitura convoca os produtores locais, inscritos no programa Agricultura Familiar, por meio de chamamento público, para regularização de sua situação cadastral até dia 29 de fevereiro, no Centro de Apoio ao Produtor (Estrada das Maritacas, 500) para que possam participar do certame.

O edital de chamamento apresenta todos os detalhes do processo, inclusive com a lista dos itens a serem adquiridos. A licitação será realizada em 11 de março, às 9h30, no Paço Municipal (R. Catharina Calssavara Caldana, 451). Para ler o edital completo (CLIQUE AQUI).



Todo este processo para aquisição dos itens da merenda escolar é realizado de forma conjunta entre a Secretaria de Educação, por meio da Divisão de Merenda Escolar, e o acompanhamento, supervisão e laudos técnicos emitidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Divisão de Agricultura.



Com amplos investimentos na qualidade da Educação, a Prefeitura tem na merenda escolar uma das prioridades para o desenvolvimento humano e intelectual de cerca de 12 mil estudantes, somados as crianças da rede municipal de ensino, mas também os jovens das escolas estaduais, já que a Prefeitura tem parceria com o Governo do Estado para atender estas unidades. A Prefeitura atende 30 unidades escolares.

Cardápio nutritivo, alimentos frescos, frutas da estação, e até mesmo refeições adaptadas para as crianças com restrições alimentares fazem da merenda escolar de Louveira um diferencial que também contribui para que a Educação seja destaque como uma das mais bem estruturadas e avaliadas da região (SAIBA MAIS).

Os cardápios são elaborados por nutricionistas e tem base na legislação e resolução do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que exigem o uso de no mínimo 30% da verba enviada ao PNAE (Programa de Alimentação Escolar) para a compras dos alimentos oriundos da Agricultura Familiar.



E Louveira tem investido muito acima desta percentagem. Em 2023, foram investidos 57% dos recursos em itens comprados diretamente dos produtores locais, garantindo uma alimentação ainda mais fresca às crianças.



O número comprova o comprometimento da Prefeitura com a qualidade da alimentação dos alunos (SAIBA MAIS).

Fonte:

Deixe seu comentário