Portal da Cidade Louveira

CULTURA

Semana dos Museus terá palestra e exposições em Valinhos

Dentro da programação também esta previsto exposição de carros antigos, antiguidades, exposição do fotoclub e exposição do Grupo de Rádios Amadores

Publicado em 09/05/2019 às 05:55
Atualizado em

Dia do Museu é celebrado no dia 18 de maio (Foto: DeCarlo Photography)

Dentro das comemorações dos 123 anos de Valinhos, a Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV) e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em parceria com a Prefeitura de Valinhos, realizam, entre os dias 14 a 19 de maio, a 17ª Semana de Museus. O evento também marca a comemoração do Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio.
 
O evento irá acontecer nas dependências do Museu Municipal Museu Fotógrafo Haroldo Pazzinatto. De acordo com a diretora de Eventos da Secretaria da Cultura, Telma Carpini, a 17ª Semana de Museus tem como tema da edição 2019 “Museu Como Núcleos Culturais – O futuro das tradições”.
 
Segundo a diretora, a programação foi pensada com base nesse propósito pela Secretaria de Cultura e a APHV.  A abertura irá acontecer na terça-feira (14), às 19h30, com a apresentação do Grupo de Chorinho formado pelos alunos de música do Centro Cultural Vicente Musselli.
 
Na sequência, a APHV irá promover a divulgação do Projeto 14 Maravilhas de Valinhos, que irá entrar na sua segunda fase, com  a participação dos valinhenses através da votação popular das sete maravilhas atuais e das sete maravilhas extintas de Valinhos.
 
Para o secretário de Cultura, Rodrigo Paulo Ribeiro, Big, a realização da Semana de Museus dentro das comemorações do aniversário de Valinhos é uma forma também de estimular o valinhense a visitar e a frequentar o Museu.
 
“Temos um Museu com uma rica história e localizado num patrimônio que por si só nos remete a uma viagem na história de Valinhos e a Semana de Museus é um convite para essa viagem”, disse.
 
Ribeiro também destacou a importância da parceria com a APHV e o lançamento do Projeto as 14 Maravilhas de Valinhos. “Eles estão realizando um trabalho importante em nossa cidade que irá levar o valinhense a pensar um pouco mais na sua cidade”, afirmou.
 
A programação da Semana de Museus continua no dia 16, a partir das 19h30, com a palestra “Antigomobilismo e História da Indústria Automobilística no Brasil”, que será ministrada pelo diretor da APHV, Sergio Ferraro.
 
No domingo (19), das 9h às 13h, fechando a Semana, um grande evento está sendo preparado no pátio do Museu e contará com a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica regida pelo Maestro, Marcelo Santos.
 
Também haverá exposição de Carros Antigos promovida pelo Clube dos Carros Antigos de Valinhos, Feira de Artesanato, Exposição de Antiguidades, Exposição do Fotoclube e Exposição do Grupo de Rádios Amadores.

Fonte:

Deixe seu comentário