Portal da Cidade Louveira

investimento

Louveira tem avanço em ações e investimento ao longo de 2023

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, realizou durante o ano de 2023 diversos investimentos no setor cultural da cidade

Publicado em 19/12/2023 às 13:53
Atualizado em

(Foto: divulgação)

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, realizou durante o ano de 2023 diversos investimentos no setor cultural da cidade. Apenas dentro do calendário de comemoração aos 58 anos de Louveira (onde foram entregues 58 projetos), foi realizada a restauração da Subestação Engenheiro Francisco Monlevade, trecho histórico dentro do circuito ferroviário do país; a entrega do Atelier da Cultura, que abrange a realização das oficinas culturais voltadas para o artesanato e a criação da “Cultura na Estação”, evento mensal que vêm trazendo ainda mais cultura para a população e oportunidades para os artistas da região.

Atraindo um público de mais de 90 mil pessoas durante os seus sete dias, a 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui foi sucesso para artistas, agricultores, artesãos, comerciantes e entidades sociais de Louveira, a 9ª Festa das Tradições Nordestinas também é um grande atrativo para a população e visitantes, que neste ano reuniu 40 mil pessoas para a Área de Lazer do Trabalhador. Encerrando 2023, temos como destaque a criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais que é um marco importante para a produção de cultura e participação civil dentro dos processos públicos e ainda, o lançamento do Edital da Lei Paulo Gustavo, que traz R$ 462 mil de investimento para diversas áreas do setor em Louveira.

Em obras, dentro do calendário em comemoração aos 58 anos de Louveira, a Prefeitura entregou no dia 18 de março, a restauração realizada na Subestação Engenheiro Francisco Monlevade. O espaço é um patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) devido a sua relevância durante o ciclo do café, que foi fundamental para o desenvolvimento da região Campinas-Jundiaí. O complexo foi construído em 1921 e foi o primeiro do estilo a ser implantado na América Latina.

Hoje o espaço abrange o Centro de Documentação e Pesquisa de Louveira, que atua na restauração do patrimônio histórico e valorização da cultura louveirense, realizando um trabalho de pesquisa, acervo e documentação de Louveira e região. O espaço é aberto para visitação guiada nas terças, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e também é um ponto de visitação do passeio “Louveira: Antes, durante e depois da Ferrovia” que é realizado durante a “Cultura na Estação”.

Ainda durante as comemorações de aniversário, a Prefeitura de Louveira entregou um novo espaço para a realização de Oficinas Culturais de Artesanato, o Atelier da Cultura, localizado em frente à Praça da Bica, o espaço conta com quatro banheiros, sendo um acessível para alunos com deficiência, uma copa, um espaço destinado às oficinas de culinária, uma dispensa, quatro salas multidisciplinares adaptadas de acordo com as atividades, um depósito e uma sala com forno para queima de cerâmica. O Atelier abrange as oficinas culturais de Moda e Figurino, Pintura em Madeira, Pintura em Tela, Tricô e Crochê, Bordado, Macramê, Patchi Apliquê, Desenho, Mangá. Na inauguração houve também a exposição de materiais produzidos pelas oficinas de Moda e Figurino, Pintura em Tecido, Tricô e Crochê, Bordado, Desenho e Mangá.

Já em eventos, Louveira preparou um “CarnaUva” especial repleto de lazer para os louveirenses, o evento contou com programação de cinco dias de muita festa. Dentro do cronograma rolou: CarnaZumba, marchinhas com o Bloco Turma do Gigio, Trenzinho de Carnaval, Especial de Carnaval com a Corporação Musical Progresso Louveirense, Matinê com Banda Sky Blue e com Banda HD, Oficinas gratuitas de customização de camisetas, pintura facial, adereços para cabelos e máscaras de carnaval, desfile com as Escolas de Samba Chiuaua, Império Paulistana, Tradição e Vila Pasti, seguindo o Trio Elétrico com a Banda HD e Sky Blue, Apresentação da bateria show da Escola de Samba Império Paulistana e da Escola de Samba Chiuaua, apresentação das bandas Sky Blue e da Banda HD e mais marchinhas com a banda Folia & Alegria. A Fazenda Santo Antônio também esteve aberta com uma ampla programação, incluindo atividades recreativas, brinquedos infláveis, cama-elástica, algodão doce e pipoca, trilha, sala de jogos e um amplo espaço para piqueniques.

Dentro do calendário cultural da cidade, a banda Corporação Musical Progresso Louveirense realiza todo terceiro sábado do mês uma apresentação na Estação Ferroviária, buscando ampliar o evento, dentro da comemoração de 58 anos de Louveira, a Prefeitura de Louveira integrou o evento “Cultura na Estação”. Somado com a apresentação da banda, o evento traz diversas atrações culturais e desde a sua estreia no dia 18 de março, vem expandindo sua grade. Dentro das edições que já aconteceram, algumas atrações que tivemos foram: shows culturais, lançamento de livros, apresentações e aulas abertas das oficinas culturais, realização de oficinas artesanais, contação de história e feira da sustentabilidade.

Já dentro da grade regular, todas as edições da Cultura na Estação contam a apresentação da banda Corporação Progresso Musical Louveirense, passeio “Louveira: Antes, durante e depois da Ferrovia”, Café Rural, Feira de Arte e Artesanato, food trucks, brinquedos infláveis, pipoca e algodão doces.

Após a pausa causada pela pandemia, a atual gestão do Prefeito Estanislau Steck, trouxe ao público a 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui, que foi um sucesso. O evento contou com cerca de 40 apresentações musicais, além de apresentações circenses gratuitas, pisa da uva e parada italiana, abertura com Desfile de Cavaleiros, trenzinho da alegria, Passeio ciclístico e de motos. Buscando a valorização do artista louveirense, dos 40 shows, mais de 30 foram de artistas locais. O evento trouxe também grandes nomes nacionais como: Guilherme e Benuto, Paralamas do Sucesso, Bruno e Barreto, Marcos Paulo e Marcelo, Raça Negra, Edson e Hudson, Gian e Giovani e Barões da Pisadinha. A festa trouxe cerca de 90 mil pessoas de Louveira e diversas cidades do estado de São Paulo.

Com foco no trabalho louveirense, a 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui contou com diversos espaços que consolidaram o resultado do evento. No “Espaço Agricultor”, espaço de exposição e vendas da agricultora louveirense, foram movimentadas mais de 70 toneladas de frutas. Na Praça de Alimentação completada pelas Entidades Sociais de Louveira, os números de venda também foram impressionantes: 1.500 lanches, 752 fogazzas, 635 caldos de mandioca, 980 porções, 400 Kg de refeição foram servidos no buffet, 1.400 garrafas de água de coco, 7.600 refrigerantes de lata, 2.300 garrafas de água mineral, 1.700 cervejas e 495 copos de suco. O êxito também acompanhou a área de food trucks, Espaço Ambiental, Vila do Turismo, Espaço de Arte e Artesanato, e até mesmo na área de segurança, pois não houve registro de ocorrência na festa ou no entorno.

Em Setembro, as comemorações ficaram por conta da 9ª Festa das Tradições Nordestinas que, celebrando a cultura nordestina, contou com 25 shows, além do teatro interativo “Família Nordestina”. No Palco 2, passaram mais de 20 atrações, entre artistas solos e duplas, que esquentaram a festa desde a abertura dos portões até a noite, onde o Palco Principal tomou conta da festa, com apresentações de Zé Felipe, Juliana Bonde e Bonde do Forró, Tarcísio do Acordeon e Junior Vianna. A Festa, que reuniu um público de mais de 40 mil pessoas em seus cinco dias de festa, também contou com uma área de ambientação típica com a Vila Nordestina, com recriação de uma casa de taipa decorada internamente com móveis e utensílios do dia a dia.

Ainda falando sobre festa, a comemoração dos 58 anos de Louveira no dia 21 de Março contou com um dia de alegria na Área de Lazer do Trabalhador, com shows regionais, apresentação da oficina cultura de Ballet, food trucks e grande show do cantor Daniel.

Aprimorando ainda mais o sistema cultural da cidade, foi realizado a 1ª Conferência de Cultura de Louveira no dia 4 de junho, que tem como responsabilidade analisar, aprovar moções, proposições e avaliar a execução das metas concernentes para Construção do Plano Municipal de Cultura, e também foram eleitos os membros do Conselho Municipal de Política Cultural, que é um órgão de caráter consultivo, deliberativo e normativo, que no âmbito da Secretaria de Cultura, institucionaliza a relação entre a Administração Pública e os setores da sociedade civil vinculada à cultura. É uma instância de participação que a sociedade tem para interlocução com o poder público.

Como primeiro ato, o Conselho Municipal de Política Cultural realizou o lançamento do Edital da Lei Paulo Gustavo, que trará R$ 462 mil de investimento para projetos voltados ao audiovisual e outras linguagens que serão distribuídos para artistas louveirenses através da lei de incentivo.

A Lei Paulo Gustavo tem como objetivo promover ações emergenciais que visem combater e mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o setor cultural e homenageia o artista Paulo Gustavo, que faleceu em 2021, devido a complicações causadas pelo COVID-19.

Investindo na cultura louveirense, a Prefeitura promove mensalmente em todo quarto domingo do mês, a apresentação da Louveira Big Band, às 11h na Estação Ferroviária. Em maio, foi realizado um concerto especial de 42 anos da Corporação Musical Progresso Louveirense, a banda tradicional Louveirense, foi oficializada em 30 de abril de 1981, mas surgiu ainda em 1927 com o nome “Banda Santo Antonio” para celebrar as festas tradicionais no Bairro Santo Antônio. Saindo um pouco das músicas instrumentalista, em julho foi realizado a Mostra de Corais de Louveira, que reuniu os cantantes do Coral Viva Vozes, Coral do CCI e alunos das Oficinas Culturais de Canto Carol e novembro, a Prefeitura realizou o VI Encontro de Corais de Louveira, que contou com participação do Coral Viva Vozes de Louveira, Coral Cantando no Quintal (SP) e Coral Municipal de Votorantim.

Voltando para as Oficinas Culturais, que também conta com um espaço na Rua Antônio Niero para as aulas de danças, houve a apresentação de diversas modalidades, encerrando o ciclo de 2023, dentre elas: Apresentação de Jazz Dance e Street Dance em outubro, Audição de Violão em novembro e em dezembro, apresentação do espetáculo ‘O Quebra Nozes’ por alunos de Ballet Clássico. Durante a semana da realização da 9ª Festa das Tradições Nordestinas, os alunos das oficinas de Teatro, Violão e Canto Coral se reuniram para apresentar a peça “Sertão - Um dia Eu volto”, uma colagem de textos e poemas que falam sobre o Nordeste, abordando temas regionais.

Parcerias também marcaram o mês de outubro de 2023, Louveira recebeu o Circuito Sesc de Artes 2023, que contou com diversas atrações e apresentações culturais, promovida pelo Sesc Jundiaí em parceria com a Prefeitu ra de Louveira. Ainda dentro do mês, aconteceu o 2º Encontro de Ferromodelismo, parceria com LogoFerrMaq e apoio cultural da RUMO, que contou com exposição de acervo de miniaturas, além de aproveitar atrações musicais, finalizando o mês, foi realizado o 9º Encontro de Motociclistas e Triciclistas de Louveira, que atraiu amantes de motocicletas de toda a região, com a entrada gratuita e a sugestão de doação de um litro de leite, o total arrecadado foi doado para o Fundo Social de Louveira. O evento foi uma colaboração entre a Prefeitura e MK Eventos.


Fonte:

Deixe seu comentário