Portal da Cidade Louveira

parceria com Sebrae

Prefeitura faz visita técnica nas propriedades rurais para fomento à Agricultura

A ação tem sido realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, envolvendo as divisões de Agricultura, Turismo e o Comtur

Publicado em 11/12/2023 às 15:05
Atualizado em

(Foto: divulgação)

Em mais uma importante ação de fomento à economia, e valorizando as características rurais e de áreas verdes na cidade, a Prefeitura deu início às visitas técnicas em algumas propriedades rurais de Louveira. O objetivo é incentivar os produtores a estruturarem as propriedades para receber turistas, e contribuir para este processo com cursos de formação e empreendedorismo.

A ação é uma realização da Prefeitura, por meio das divisões de Agricultura e Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae e participação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Também neste mês de dezembro acontece o início da safra da uva Niágara Rosada em Louveira; a Prefeitura acompanha os trabalhos junto aos proprietários por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

As equipes da Secretaria, do Sebrae e do Comtur visitaram as primeiras propriedades rurais, mas a ação continuará em andamento em Louveira.



Como integrando do Circuito das Frutas e com agricultura voltada para a fruticultura, a Prefeitura atua no sentido de unir a produção rural e o turismo, fortalecendo essas características naturais da cidade.



Algumas propriedades de Louveira já fazem parte, por exemplo, da rota do cicloturismo.

Para contribuir com a estruturação desta rota, a Prefeitura aplicou investimentos neste ano em pavimentações nas estradas rurais, entre elas a Estrada do Bugio, Estrada João Gothardi, no Engenho Seco, Estrada Tereza Bizetto Cestarolli, Estradas Hugo Picchi, Alfredo Strabello, Pau-a-Pique e José de Jesus.

Subsídios

Para contribuir com a produção de Louveira, a Prefeitura mantém programas de incentivo e valorização rural: o Promif (Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura), o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para os produtores que cumprem as exigências de preservação ambiental; além do Programa de Incentivo ao Cultivo Protegido, implantado neste ano para subsidiar a aquisição de telas para proteção da videiras contra pássaros e intempéries.

Fonte:

Deixe seu comentário