Portal da Cidade Louveira

política pública

Louveira participa de encontros agrícolas na região

O Prefeito esteve nesta sexta no 17º Encontro de Futicultura, representando Louveira, e também como Presidente do Consórcio do Circuito das Frutas

Publicado em 25/08/2023 às 14:36
Atualizado em

(Foto: divulgação)

A política agrícola em Louveira tem se destacado dentro das ações de desenvolvimento econômico realizadas pela Prefeitura. Com programas de subsídios como como o Programa de Incentivo ao Cultivo Protegido, o Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura (Promif) e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), realizado por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, a administração fortalece e incentiva o trabalho dos produtores rurais. Mas os incentivos passam também por formações profissionais constantes. Neste sentido, os servidores da Divisão de Agricultura participaram nesta semana de dois encontros de capacitação realizados na região, a fim de contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos.

“Temos em Louveira um conjunto de ações que formam uma política pública bastante sólida na área de agricultura. Temos os programas que apoiam os produtores por meio de investimentos mesmo da Prefeitura, e outros de incentivo como o Jovem Agricultor do Futuro. Mas temos trabalhado para fortalecer cada vez mais este setor; e para isso é muito importante estarmos juntos com os municípios vizinhos. Fazemos parte de uma região essencialmente fruticultora e que requer um aperfeiçoamento constante e formação dos profissionais que trabalham com estas culturas”, disse o Prefeito Estanislau Esteck, que esteve hoje no 17º Encontro de Fruticultura, representando Louveira, e também como Presidente do Consórcio do Circuito das Frutas.

O 17º Encontro de Fruticultura foi realizado em Jarinu, com a participação de agricultores de toda a região. Os servidores da Divisão de Agricultura de Louveira, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também estiveram no encontro, que aconteceu por meio de visitas técnicas a propriedades rurais, com parreiras de uva Niágara e em pomares de pêssego, pitaya, atemoia e caqui. Além da parte prática, os participantes assistiram a uma palestra sobre manejo de podridão de cachos.



Esta é a segunda participação de Louveira nesta semana em encontros voltados à agricultura.



Nesta quinta-feira, 24 de agosto, os técnicos da Divisão de Agricultura do município estiveram em Bragança Paulista, em feira de tecnologia destinada aos produtores de hortaliças “Bejo à Campo”. A visita técnica aconteceu em parceria com a Associação dos Produtores Rurais de Louveira.

Presente no evento, o Diretor de Agricultura de Louveira, Gustavo Bossi, explica que “o objetivo do encontro foi facilitar o acesso dos produtores às novas tecnologias do mercado e do setor de Horticultura para que possam estar sempre atualizados, e assim melhorar cada vez mais a qualidade e a produtividade de suas lavouras, de forma sustentável e ambientalmente correta”.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto, a capacitação dos profissionais aprimora as técnicas de plantio e manejo das culturas agrícolas na cidade. “É importante porque os técnicos e os agricultores têm a oportunidade de conhecer as tendências de mercado, por meio de palestras, atividades práticas, a campo, e interagir com outros produtores sobre as novidades e soluções para todas as fases de cultivo”, ressaltou o Secretário Pedro.

Fonte:

Deixe seu comentário