Portal da Cidade Louveira

Gestão Ambiental

Louveira participa do 11º Dia do Campo Limpo nesta sexta-feira (2) em Jundiaí

Um dos objetivos do evento é recolher embalagens de defensivos agrícolas e encaminhar para o descarte adequado; A ação é gratuita ao agricultor

Publicado em 01/12/2022 às 18:01

Programa Campo Limpo terá recolhimento de embalagens (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em ação conjunta as cidades de Louveira e Jundiaí, acontece nesta sexta-feira (2), das 8h às 14h, na Cooperativa Agrícola Nossa Senhora das Vitórias, no bairro Corrupira, o 11º Dia do Campo Limpo. Através de uma parceria entre a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) de Jundiaí, com a Prefeitura de Louveira e a Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias, o objetivo desse evento é melhorar qualidade de vida no campo e em atendimento às legislações vigentes, no recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas e encaminhar para o descarte adequado. A ação é gratuita ao agricultor.

“Dar destinação ao descarte desse material é uma das prioridades para melhorar a qualidade de vida no campo, reduzindo o risco de doenças para quem trabalha no agronegócio e ainda preservar o meio ambiente”, disse o prefeito e Louveira, Estanislau Steck.

No ano passado, 12,9 mil embalagens foram recolhidas. “O programa auxilia o produtor rural a fazer o correto descarte. Com isso, além de reduzir os riscos para as pessoas e a contaminação do meio ambiente, o agricultor ainda fica dentro das legislações vigentes”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Após a coleta, o material será encaminhado para o processo de reciclagem, que resultará em mais de 30 produtos para diversos usos, principalmente para fins industriais como artefatos para construção civil, indústria automotiva, artefatos para indústria energética, novas embalagens e tampas para defensivos agrícolas, entre outros.

Como entregar?

Os produtores rurais devem fazer a tríplice lavagem e entregar as embalagens em condições de serem encaminhadas para o posto de reciclagem. Em caso de dúvidas, eles podem entrar em contato pelos telefones (11) 4589-8581/8872.

Confira os passos para a tríplice lavagem:

  • Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador.
  • Adicionar água limpa à embalagem até ¼ do seu volume.
  • Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos.
  • Despejar a água de lavagem no tanque pulverizador.
  • Realizar a limpeza na embalagem três vezes.
  • Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo.

A pessoa responsável pela lavagem deve utilizar os equipamentos de segurança individual (EPI) tais como luvas, avental, máscara e óculos de proteção.

A Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias está localizada na Rodovia Vereador Geraldo Dia, 7.913, no Corrupira, em Jundiaí.

Fonte:

Deixe seu comentário