Portal da Cidade Louveira

destaque da economia

Louveira celebra programas e ações de fomento ao agro

Políticas Públicas implementadas pela Prefeitura priorizam o desenvolvimento econômico sustentável

Publicado em 28/07/2023 às 13:16
Atualizado em

(Foto: divulgação)

Grande destaque da economia de Louveira é o cultivo de fruticultura, em especial as parreiras de uva, mas também o plantio de caqui, lichia, pêssego, entre outras frutas. Mas não somente a fruticultura. O agro em Louveira também tem plantio de hortaliças, verduras e legumes. E para fomentar a agricultura como setor de geração de emprego e renda, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem um pacote amplo e bastante consistente de ações dento das políticas públicas de incentivo e valorização do trabalho do produtor rural. Entre eles estão programas de subsídios agrícolas - o Incentivo ao Cultivo Protegido, o Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura (Promif), o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), apoio à agricultura familiar, parcerias que promovem o incentivo aos jovens, como o Programa Jovem Agricultor do Futuro, e a ação de grande destaque, que é a construção da Usina de Suco, importante aliada no aproveitamento das uvas não comercializadas na colheita. Todas as ações, vale ressaltar, são desenvolvidas com responsabilidade ambiental, priorizando a preservação das áreas verdes e das águas que cortam a cidade.

“Com diversos programas agrícolas, podemos afirmar que temos atuado em Louveira de forma bastante atuante neste setor. E em diversas vertentes, com valorização da produção agrícola, aliando as ações com preservação ambiental, e unindo estes dois aspectos para também fomentar o turismo rural, que é uma característica natural da cidade. E todas essas ações são motivo para celebramos hoje o Dia do Agricultor, podendo dizer que os produtores rurais de Louveira contam com forte apoio da Prefeitura para desenvolverem seu trabalho”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

São muitas as ações. Além dos programas, a atual gestão a aumentou para 20% o valor do prêmio do Seguro Agrícola, que era de 15% e atua de forma intensa para implantação do selo de inspeção de qualidade dos produtos. Como tradição, Louveira promove o Dia da Colheita, festa para celebrar a colheita no final do ano; além de isenção de IPTU por atividade agropecuária, serviço de análise de solo e recomendação agrícola. Também há a participação ativa dos agricultores na Festa da Uva e Expo Caqui e nos processos de chamamento público para aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar. Vale ressaltar ainda a estrutura da Associação do Produtores Rurais, que presta serviços gratuitos aos agricultores (serviço de mecanização agrícola, consultoria agronômica, disponibilização de material triturado para cobertura de solo).

Entre as ações inovadores em Louveira é a construção da Usina de Suco de Uva, que está sendo construída no CAP (Centro de Apoio do Produtor), no Barreiro, e que está com obras em fase adiantada. O objetivo é que as uvas não comercializadas na colheita sejam transformadas em suco. A construção está sendo feita pela Prefeitura, e a gestão será de responsabilidade de uma cooperativa.


1 / 5


Outra novidade anunciada neste ano pelo Prefeito Estanislau Steck é o Programa de Incentivo ao Cultivo Protegido. Trata-se de um subsídio para que o produtor possa adquirir telas proteção para a lavoura contra intempéries e ataque de pássaros. Para tanto, a Prefeitura disponibilizou recursos de até R$ 500 mil. O auxílio para cada produtor é de até 50% do investimento feito na lavoura e limitado ao valor de R$ 30 mil por ano. E as primeiras telas já foram compradas.

Na propriedade dos irmãos Lorenzon, na Abadia, a tela já foi instalada em parte das parreiras. Um dos proprietários, Gilberto Lorenzon, ressalta a importância do programa para amenizar as perdas da colheita. “O subsídio da Prefeitura ajuda muito; e a tela é a única maneira de proteger o parreiral contra os pássaros, principalmente a maritaca. Mas a tela protege também contra o granizo, do vento, da chuva forte”, disse.

Programas

Os programas subsidiados pela Prefeitura em Louveira têm como contrapartida para os produtores a utilização de boas práticas agrícolas. O Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura (Promif) atende hoje a 100% dos agricultores que solicitaram o subsídio junto à Prefeitura, somando cerca de 150 propriedades. A Prefeitura mantém também o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), este ligado à Secretaria de Gestão Ambiental e que subsidia as propriedades que cumprem os requisitos de ações voltadas à preservação ambiental, como conservação de nascentes e de árvores nativas.

Entre os beneficiados dos programas municipais está o agricultor Julio Picchi. Em sua propriedade, localizada no bairro Luiz Gonzaga, ele tem uma grande diversidade de frutas, entre elas pitaya, lichia, pêssego, limão, laranja. Ele conta que há 5 anos a família recebe o Promif e também recebe o PSA. “Posso dizer que o recurso salvou a situação da nossa propriedade. Se não fosse o Promif, muitas vezes não conseguiríamos manter tudo, porque com ele pagamos funcionários, despesas externas. E nós também recebemos o PSA (Programa de Pagamento de Serviços Ambientais) pela manutenção de nascentes de árvores nativas. São ajudas muito importantes”, disse o agricultor, Julio Picchi.

Agricultura x Turismo

A agricultura em Louveira também é importante setor para fortalecimento do Turismo, em especial, devido às propriedades rurais. O perfil da cidade atrai ciclistas e visitantes para as vinícolas, restaurantes e também para a Feira do Produtor, que acontece todas às terças-feiras na Estação Ferroviária e que valoriza o trabalho da Agricultura Familiar.

Inserida no Circuito das Frutas, a cidade atrai todos os anos centenas de visitantes em sua Festa da Uva e Expo Caqui, como aconteceu neste ano de 2023, com a presença de cerca de 100 mil pessoas vindas de toda a região. Para fortalecer o Turismo, a Secretaria de Desenvolvimento estruturou na feira um grande estande para a Divisão de Turismo, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o de melhor o município oferece, inclusive com visita às vinícolas e propriedades rurais.

Incentivo x Parcerias

O apoio ao setor agrícola em Louveira começa desde o incentivo aos jovens à produção. Desenvolvido em parceria com o Senar SP e Sindicato Rural de Jundiaí, o Programa Jovem Agricultor do Futuro, tem recebido importantes investimentos em sua estrutura por parte da Prefeitura. O programa tem por objetivo desenvolver nos jovens habilidades sociais que promovem as dimensões pessoais, cidadãs e profissionais por meio de ensinamentos de cultivo da terra, com técnica de plantação de horticultura no terreno experimental do CAP (Centro de apoio ao Produtor), no Barreiro.

Hoje são 15 jovens atendidos em Louveira, com idades entre 14 a 17 anos. Além da atuação em sala de aula, os alunos aplicam na prática o conhecimento adquirido, com a plantação de diversidade de verduras, comercializadas por eles, e cuja renda é dividida entre todos. O programa atende aos jovens com transporte, alimentação, uniformes, e certificado reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

No CAP, os alunos têm acesso à equipamentos agrícolas, sistema de irrigação automático, sala de aula com Datashow. Os alunos também têm oportunidades de vivenciar experiências externas, como aconteceu neste ano, em que visitaram a Hortitec, em Holambra. O apoio da Prefeitura ao programa faz do programa um dos mais estruturados do Estado e complemente a estrutura de Louveira no que diz respeito à valorização do trabalho do produtor rural na cidade. 

Fonte:

Deixe seu comentário