Portal da Cidade Louveira

Biodiversidade

Louveira celebra neste sábado o Dia Internacional da Biodiversidade

Data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a preservação da biodiversidade

Publicado em 21/05/2021 às 04:36

Neste dia 22 de maio é comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data foi criada em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da preservação da biodiversidade.


A biodiversidade é a riqueza e a variedade do mundo natural. Engloba todos os seres: plantas, animais e microorganismos, assim como as relações entre os ecossistemas, afetando a vida de todas as espécies existentes.


“Louveira está inserida dentro do bioma da Mata Atlântica e realiza diversas ações pela preservação da diversidade da flora e da fauna", disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio


Como exemplo, ela cita algumas dessas ações.

- PSA – Pagamento por Serviços Ambientais - Lei nº2456 de 05 de agosto de 2015. Incentiva produtores rurais na manutenção e criação de novos fragmentos de vegetação e proteção das áreas de preservação permanente.


- Convênio com a Associação Mata Ciliar - Entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Os animais silvestres resgatados no município de Louveira são encaminhados para a sede da Associação Mata Ciliar, onde recebem todo tratamento adequado e são, posteriormente, reintroduzidos em seus habitats naturais.


- Projetos de Educação Ambiental – Realizados junto aos alunos da rede municipal de ensino, através de palestras e apresentações, e também por visitas guiadas, onde os alunos podem conhecer e aprender sobre os hábitos dos animais e sua importância para o ecossistema, além da diversidade da flora nativa (as visitas estão suspensas por conta da pandemia, mas devem retornar assim que possível).


- Participação no Programa Município Verde e Azul - Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), objetiva medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Indutor de políticas públicas nas cidades do Estado de São Paulo, e que também faz parte da Agenda 2030 instituída pela ONU com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles o ODS 15, que fala sobre a vida terrestre e tem como objetivo: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda.


Dúvidas e informações

Para dúvidas ou mais informação sobre essas ações realizadas, entre em contato com a Secretaria de Gestão Ambiental:

  • Telefone: (19) 3878-9902.

Fonte:

Deixe seu comentário