Portal da Cidade Louveira

Sustentabilidade

IAC inicia projeto de viticultura sustentável na cidade de Louveira

A expectativa local é a de dobrar a capacidade de produção e a qualidade das uvas

Publicado em 26/04/2022 às 13:33

(Foto: Divulgação)

O município de Louveira deu mais um passo para a consolidação do município como polo produtor de uvas de qualidade e vinhos finos. O Centro de Frutas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) - por meio da parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo com a Prefeitura de Louveira - iniciou neste mês um projeto de viticultura sustentável para desenvolver cultivares de uvas italianas resistentes a fungos na produção de vinhos finos, com a aplicação em campo de pesquisas e tecnologias do IAC.

A medida vai proporcionar um salto de qualidade na produção de vinhos finos, que ganha a cada ano um capítulo de expansão e reconhecimento de Louveira nesse setor.

Daniel Micheletto, engenheiro agrícola da Divisão de Agricultura do município de Louveira, disse que a expectativa é a de dobrar a capacidade de produção e a qualidade das uvas, com a introdução de pelo menos uma variedade tinta e outra branca, gerando empregos e ampliando a atividade que evolui a cada ano.

"Pelo menos duas variedades deverão se adaptar e ser incorporadas, juntando-se às outras de uvas em teste, como as americanas, europeias e híbridas, tanto para mesa, como para suco, vinho comum e vinho fino", explicou. "As pesquisas vão possibilitar uma importante diversificação vitícola, contribuindo para a sustentabilidade econômica da tradicional atividade de Louveira".

Os experimentos previstos deverão beneficiar pequenos e grandes viticultores para a produção de vinhos finos, que atualmente já são bem-sucedidos no mercado com os produzidos com variedades de uvas francesas. Os estudos com o IAC focam na utilização de variedades italianas, que é uma demanda da região.

Atualmente 97% da área vitícola louveirense ainda é dominada pela tradicional variedade de mesa Niágara Rosada. Por volta de 2008, a tecnologia de dupla poda e colheita de inverno para variedades de uvas europeias mostrou-se viável e vem se expandindo no Sudeste brasileiro, com a produção de vinhos de excelente qualidade e já premiados em âmbito internacional.

Mas hoje, por uma série de coincidências, as principais variedades cultivadas com esse objetivo são de origem francesa, principalmente syrah, cabernet franc e sauvignon blanc.


Fonte:

Deixe seu comentário