Portal da Cidade Louveira

prevenção do câncer

Prefeitura atende mais de 50 mulheres em mutirão de mamografia

O exame foi realizado dentro de um veículo móvel adaptado, que esteve localizado na Praça do Centro, na Igreja São Sebastião

Publicado em 20/03/2024 às 13:19
Atualizado em

(Foto: divulgação)

Em mais um mutirão de saúde dentro da Programação de Aniversário de 59 anos de Louveira e no Mês da Mulher, a Prefeitura atendeu 52 mulheres no mutirão de Mamografia na última segunda-feira (18). O exame foi realizado dentro de um veículo móvel adaptado, que esteve localizado na Praça do Centro, na Igreja São Sebastião.

A Mamografia é um exame fundamental para a prevenção do câncer de mama, possibilitando a realização do diagnóstico.

Para as pacientes que perderam o mutirão, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.



O enfermeiro poderá realizar a solicitação ou orientá-la para poder prosseguir com o exame. O agendamento é feito pela equipe da Regulação e o exame realizado no Centro de Diagnóstico por Imagem de Louveira (CDIL) ou em outro prestador cadastrado.



Outras ações de saúde estão acontecendo neste mês de março, contando com a ampliação da oferta de MAPA, Holter, Ecocardiograma, US morfológico, consultas de oftalmologia, exames e procedimentos oftalmológicos de média complexidade e odontologia. Ao longo do mês, as Unidades Básicas de Saúde ofertam para a população serviços como coleta de Papanicolau em livre demanda, rodas de conversa, acolhimento e mural com orientações sobre autocuidado.


2 / 2


Entre os investimentos na Saúde, a Prefeitura avança em ritmo acelerado a obra do novo Hospital Santo Antônio de Louveira.



Integrado com a Santa Casa, tem o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento de casos de baixa e média complexidade.



Entre outras ações, a Prefeitura conta com o Centro de Referência do Autismo de Louveira, mais de 30 especialidades médicas, farmácias gratuitas, Programa Melhor em Casa que realiza atendimentos a domicílio para pacientes acamados, Programa Remédio em Casa, exames laboratoriais nas Unidades Básicas de Saúde, serviço de transporte de pacientes, entre outros serviços.

Calendário de Mutirões da Saúde no mês de março

01/03/2024 - Dia D da Dengue

Visitas nos pontos críticos identificados pelo drone (possíveis criadouros), visita nas casas nos bairros: Vila Bossi e São Francisco, e Capacitação aos profissionais de saúde. 


02/03/2024 - Mutirão da Catarata

Mutirão de cirurgias de cataratas já previamente avaliadas pela Rede Municipal de Saúde.


01 à 20/03/2024 - Mutirão RM (Ressonância Magnética sem sedação)

Realização de ressonância magnética sem sedação com indicação médica da Rede Municipal de Saúde.


08/03/2024 - Espaço Mulher

Tenda da Saúde nas Praças do Centro e do Bairro Santo Antônio para orientações pertinentes ao autocuidado, prevenção e promoção à saúde.


09/03/2023 - Mutirão de EDA (endoscopia)

Mutirão de atendimento de triagem para EDA. Os pacientes aprovados para realização do exame receberão o agendamento nesta data e realizarão o exame ainda no mês de março.


13 e 14/03/2024 - Combate à Obesidade

Mutirão de orientações para o combate à obesidade, realizando o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), orientações sobre alimentação saudável e estilo de vida, além da divulgação do Programa de Obesidade do município, que é a porta de entrada para a realização de cirurgia bariátrica pelo SUS, realizado na Unicamp, em pacientes elegíveis. Na quarta-feira (13) o mutirão será no Cine Progresso e quinta-feira (14) na Praça Mãe dos Homens.


15/03/2023 - Mutirão da DMO (Densitometria Óssea)

Mutirão de densitometria óssea com indicação médica da Rede Municipal de Saúde.


16/03/2024 - Saúde de Portas Abertas

UBS do Centro (Lucilene Mosca Melin) e UBS do Santo Antônio (PAS) contando com atendimentos agendados de médico presencial, consulta de enfermagem, realização de ECG, dispensação de medicamentos, vacinação e agendamento de outras consultas e exames via regulação. Em livre demanda, haverá coleta de Papanicolau e solicitação de mamografia. Além disso, na UBS do Centro haverá também consultas via telemedicina e atendimento odontológico, ambos agendados.


16/03/2024 - Mutirão da Catarata

Mutirão de cirurgias de cataratas já previamente avaliadas pela Rede Municipal de Saúde.


18/03/2024 - Mamografia móvel

Mutirão de exame de mamografia digital nas mulheres encaminhadas pela Rede Municipal de Saúde, em veículo móvel adaptado, sem necessidade de agendamento prévio.

Fonte:

Deixe seu comentário