Portal da Cidade Louveira

Setembro Amarelo

Louveira promove Fórum para debater saúde mental e enfrentamento ao suicídio

Evento ocorreu nesta quinta-feira (29) no Buffet Macal e teve como objetivo colocar em pauta a criação de políticas públicas e ações de valorização da vida

Publicado em 30/09/2022 às 09:05
Atualizado em

(Foto: Divulgação Prefeitura de Louveira)

(Foto: Divulgação Prefeitura de Louveira)

Para encerrar as atividades do Setembro Amarelo, mês de combate e prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Louveira promoveu nesta quinta-feira (29) um Fórum Intersetorial com o tema “Desafios do Enfrentamento ao Suicídio”. O evento, realizado no Buffet Macal, reuniu representantes das secretarias de Saúde, Educação, Segurança, Esporte, Cultura e Assistência Social.

O encontro teve como objetivo colocar em pauta a criação de políticas públicas efetivas e prevenção ao suicídio, além da promoção de ações de valorização da vida.

Para falar sobre o tema, o fórum contou com a participação da assistente técnica de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde, Ana Carolina Pegoraro. A especialista ressaltou a importância da sensibilização da sociedade e das autoridades sobre o tema e reforçou a necessidade da união de esforços para que seja possível alcançar resultados.

Além do fórum, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu durante o mês de setembro ações de conscientização e sensibilização em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Nas UBSs, uma equipe de abordagem composta por enfermeiros e psicólogos está realizando orientações sobre o tema, apresentando os serviços disponíveis na cidade e conscientizando a população sobre o Setembro Amarelo nas salas de espera das unidades e nos grupos de atendimento de saúde. Além disso, foram distribuídos cartazes e painéis informativos a respeito do assunto.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional que, desde 2015, conscientiza sobre a prevenção ao suicídio. A campanha foi criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria.

Um dos pontos abordados pela campanha é a saúde mental. O suicídio é um fenômeno complexo e uma atitude extrema de uma pessoa em sofrimento. As doenças mentais, quando não identificadas e não tratadas, podem levar ao suicídio. Situações como a perda de pessoas estimadas, estresse pós-traumático, abusos na infância e questões de personalidade também podem afetar o equilíbrio psíquico.

Em Louveira, há redes de atendimento para acolher pessoas em sofrimento. Essas redes podem ser acessadas tanto pela própria pessoa, quanto por um familiar ou amigo que queira ajudá-la.

Todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade oferecem serviço de acolhimento. Além disso, os moradores podem entrar em contato com o CAPS e com o Ambulatório de Saúde Mental.

- Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Telefone: (19) 3878-0926 | 3878-3643

Whatsap: (19) 99871-5905

Rua: Capitão Álvaro Pereira, 55 | Vila Bossi

- Ambulatório de Saúde Mental

Telefone: (19) 3878-3202

Rua Gaspar de Oliveira, 123 | Vila Bossi


Fonte:

Deixe seu comentário