Portal da Cidade Louveira

LOUVEIRA NA GLOBO

Fantástico divulga trabalho de farmacêutico louveirense sobre Alzheimer

Gustavo Alves Andrade dos Santos, nascido em São Paulo e morador de LOUVEIRA há 12 anos

Publicado em 02/08/2020 às 21:23

O programa Fantástico, da TV Globo, exibiu na noite de ontem, domingo (2), uma matéria com o farmacêutico Gustavo Alves Andrade dos Santos, nascido em São Paulo e morador de LOUVEIRA há 12 anos. Ele está envolvido num trabalho científico que pode revolucionar, ao lado de sua equipe da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, o tratamento do Mal de Alzheimer. A doença aflige mais de 30 milhões de pessoas em todo mundo. 

Este é um mal neurodegenerativo progressivo, que se manifesta principalmente em idosos, com a deterioração cognitiva e da memória de curto prazo. Gustavo atua num grupo de especialistas que está fazendo pesquisa inédita que pode diagnosticar o Alzheimer pela análise da saliva 30 anos antes do mal se manifestar.

Gustavo Alves, como é mais conhecido, desenvolveu uma metodologia que identificou na saliva humana duas proteínas relacionadas ao Alzheimer: a TAU e a Beta Amiloide. Ambas têm ligação com as placas senis dos emaranhados que formam o mal. “A Ciência sabe que a doença começa a formar estas placas três décadas antes do Alzheimer se manifestar”, revelou o mestre em Farmácia, doutor em Biotecnologia e pós-doutorando em Anatomia e Cirurgia pela USP Ribeirão Preto.

O próximo passo, segundo o cientista morador de LOUVEIRA, é comprovar e criar um método para fazer a análise na saliva. “Ainda não descobrimos o diagnóstico do mal, porém podemos achar as proteínas na saliva. Mostramos que o exame é viável”, continuou o farmacêutico.

A reportagem do Fantástico, que foi ao ar por volta de 21h25 deste domingo, informou também que a pesquisa de Gustavo e equipe está suspensa por conta da pandemia do Novo Coronavírus.

A mesma proteína TAU foi identificada por pesquisadores suecos, cujo trabalho também foi citado na matéria do programa da TV Globo. “Hoje há uma ‘corrida do ouro’ para se descobrir o diagnóstico e a cura do Mal de Alzheimer”, finalizou Gustavo Alves, entrevistado pelo repórter Ernesto Paglia.

Veja a matéria completa no link https://g1.globo.com/…/mal-de-alzheimer-pesquisadores-desen….

#SINTOMAS

São sintomas iniciais do Mal de Alzheimer:

1 – Alteração da personalidade e do senso crítico;

2 – Dificuldades com atividades do cotidiano, como se alimentar e tomar banho;

3 – Algumas dificuldades com ações mais complexas, como cozinhar, fazer compras, dirigir ou telefonar;

4 – Perda de memória, confusão e desorientação;

5 – Ansiedade, agitação, ilusão e desconfiança.

Fonte:

Deixe seu comentário