Portal da Cidade Louveira

Escandalo

Brasil multa Facebook em R$ 6,6 mi por compartilhamento de dados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública brasileiro aplicou multa por suposto compartilhamento indevido de dados de usuários

Publicado em 30/12/2019 às 07:45
Atualizado em

O Ministério da Justiça e Segurança Pública brasileiro aplicou multa de 6,6 milhões de reais ao Facebook por suposto compartilhamento indevido de dados de usuários, informou à Reuters a assessoria de imprensa da pasta nesta segunda-feira (30).

De acordo com o ministério, o caso começou a ser investigado após notícia veiculada pela mídia em abril de 2018, informando que usuários do Facebook, no país, poderiam ter sofrido com o uso indevido de dados pela consultoria de marketing político Cambridge Analytica.


Entenda o caso 

Cerca de 270 mil perfis na rede social usaram, em 2014, o aplicativo "This is Your Digital Life" criado por desenvovledores que não tinham ligação com a empresa de Mark Zuckerberg. A partir disso, os dados de 83 milhões de pessoas com conta na plataforma foram coletados sem autorização.

Nos anos seguintes, esse banco de dados teria sido usado de maneira irregular para direcionar conteúdo e manipular a opinião pública em eleições e plebiscitos pelo mundo.


Entre os milhões de pessoas que tiveram as informações de seus perfis incluídas no banco de dados da consultoria, há também brasileiros. O Facebook publicou, no ano do escândalo da Cambridge Analytic,a um documento detalhando que 443 mil brasileiros foram afetados.

Os usuários dos EUA as principais vítimas. Os norte-amercianos corresponderam a 81,6% do total, com 70,6 milhões de usuários afetados. Em seguida, estava a Filipinas (1,4%) e a Indonésia (1,3%). O Reino Unido ficou em quarto lugar na lista com 1,08 milhão (1,2%). O Brasil na oitava posição com 0,5% do total

O empresa teria usado dados coletados por um aplicativo criado para usuários do Facebook chamado "This is Your Digital Life", em 2014. Ao aceitar os termos de uso, a pessoa concordava em compartilhar dados para uma pesquisa academica na Universidade de Cambridge.


Fonte:

Deixe seu comentário