Portal da Cidade Louveira

Participação popular

Abstenção cai em toda a região no 2° turno da eleição

A menor taxa de abstenção foi verificada em Louveira; a maior foi em Espírito Santo do Pinhal, com 24,89%

Publicado em 01/11/2022 às 09:18
Atualizado em

Um levantamento com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que as 31 cidades da área de cobertura registraram no 2º turno um índice de abstenção menor que o do 1º turno. Apesar disso, 14 delas apresentaram uma taxa superior aos 21,07% atingidos nos 645 municípios de São Paulo para a escolha de presidente.

A menor taxa de abstenção foi registrada em Louveira (SP), onde 6.338 eleitores deixaram de votar, o que representa um índice de 17,01%. No primeiro turno, Holambra (SP) ficou com esse posto, quando teve 17,23% de ausentes - no segundo turno, a taxa caiu para 17,06%.

Já a maior taxa de abstenção ocorreu em Espírito Santo do Pinhal (SP), a exemplo do 1º turno. Desta vez, 8.404 eleitores deixaram de comparecer às urnas, o que representa 24,89% do eleitorado.


Abstenção cai no 2° turno na região de Campinas


A taxa de abstenção considerada no levantamento é a para presidente, já que alguns municípios registraram diferença em relação ao índice de ausência para o governo do estado.

O motivo da alteração, segundo a chefe do cartório eleitoral de Campinas, Egle Prado, são os votos em trânsito e no exterior porque, nestes casos, o eleitor só fica apto a votar para o chefe do Executivo nacional.

Fonte:

Deixe seu comentário