Portal da Cidade Louveira

Destaque

Sistema de tratamento de água de Louveira ganha destaque em evento regional

Os processos operacionais da Estação de Tratamento de Água de Louveira receberam destaque no seminário da ARES-PCJ

Publicado em 14/03/2019 às 23:45

Reunião da ARES-PCJ destaca sistema de água de Louveira (Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Louveira)

O Sistema Automatizado de Tratamento de água de Louveira recebeu destaque no seminário regional da ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). 

Com o tema “Boas Práticas: tratabilidade de água – Estações de Tratamento de Água”, Louveira ganhou destaque ao apresentar os processos operacionais da Estação de Tratamento de Água (ETA), que verifica automaticamente os pontos de desperdício, uso adequado de produtos do processo de tratamento e os parâmetros da qualidade da água, como cloro residual livre, pH e turbidez.

O sistema automatizado da ETA é uma das ações da prefeitura com o objetivo de aprimorar os processos de tratamento e distribuição de água para os moradores. O  índice de abastecimento de água tratada passou de 88% da população abastecida em 2012 para os atuais 100%.

Os investimentos na área de saneamento, como o início de pré-operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em 2014, garantiram melhorias na qualidade de vida nesta questão. Hoje, as novas redes coletoras e novas ligações que garantem a coleta para cerca de 90% do esgoto gerado na cidade. Até 2012, todo o esgoto coletado era jogado in natura nos rios.

Plano Municipal de Saneamento Básico

Visando o acesso universal ao saneamento, Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento da Política Municipal de Saneamento criado pela prefeitura que estabelece os critérios para execução dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e drenagem.

O Plano Foi amplamente debatido em audiência pública na Câmara Municipal durante sua tramitação e aprovado por unanimidade, com transparência e participação popular.

Fonte:

Deixe seu comentário