Portal da Cidade Louveira

Nucca

Prefeitura já capacitou aproximadamente 4 mil pessoas em 167 diferentes cursos

Os dados referem-se aos últimos 3 anos e quatro meses, incluindo os cursos ofertados durante a pandemia com apoio do Nucca

Publicado em 15/04/2024 às 13:01
Atualizado em

(Foto: divulgação)

Parte das políticas públicas de fomento à economia de Louveira, os cursos do Nucca têm tido participação expressiva das mulheres. Realizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), os cursos ofertados pelo Nucca somam aproximadamente 4 mil louveirenses capacitados profissionalmente em 167 cursos diferentes nos últimos 3 anos e 4 meses. sendo que 70% dos participantes são mulheres. Somente em 2024, já aconteceram 17 cursos, sendo que 197 vagas foram preenchidas por mulheres e 78 vagas preenchidas por homens.

As informações corroboram as ações intensivas aplicadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico para incentivar novos negócios entre as mulheres de Louveira. Neste sentido, a Prefeitura lançou há um ano o Programa Quebrando Barreiras, por meio da qual o empreendedorismo tem se fortalecido na cidade.



Hoje fazem parte do Programa Quebrando Barreiras 10 doceiras da cidade. Na sexta-feira, 12 de abril, as doceiras estiveram reunidas para planejar o espaço e apresentar os produtos que irão comerciar na 54ª Festa da Uva e 10ª Expo Caqui deste ano.



O apoio da Prefeitura, por meio da SEDEC, tem ainda aumentado o número de artesãs cadastradas. Entre as ações públicas estão reunião para orientação, cursos, cessão de espaços fixos na Estação Ferroviária, além da participação delas em feiras e eventos diversos, desde praças e Espaços da Cultura. As atuações também contam com a parceria da Associação das Mulheres Empreendedoras de Louveira (AMEL).



A ampla participação feminina no mercado de trabalho, e a demanda das próprias empresas da cidade resultaram em um curso inédito na cidade, que é o de Operação de Empilhadeiras com salas específicas para Mulheres.



O curso aconteceu em 2023 e algumas alunas já foram absorvidas pelas empresas logo após a formação. A busca pelo curso fez resultado novamente na oferta do curso pela Prefeitura. O curso para mulheres empilhadeiras começou em 2 de abril e terminou na sexta-feira, 12 de abril, no Senai de Jundiaí.


1 / 4


Já na sede do Nucca acontece mais uma aula do curso “Cupcakes e Bolos Caseiros”, cujas aulas começaram nesta semana, 8 de abril, e seguem até a próxima terça-feira, 16 de abril. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apesar de os cursos no Nucca serem mistos, com exceção das salas específicas da Operador de Empilhadeira, a participação de mulheres é expressiva. Vale ressaltar ainda que em Louveira 80% das vagas de emprego divulgadas em 2023 foram preenchidas por mulheres.

Cursos por ano

  • 2021 - 47 cursos (83 turmas): 842 mulheres e 463 homens

  • 2022 – 54 cursos (69 turmas): 988 mulheres e 402 homens

  • 2023 – 49 cursos (52 turmas): 614 mulheres e 245 homens

  • 2024 (até 11/04) - 17 cursos: 197 mulheres e 78 homens

Fonte:

Deixe seu comentário