Portal da Cidade Louveira

segurança

Prefeitura institui Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas

Este plano estratégico visa proteger as pessoas em situação de rua no município frente às adversidades climáticas

Publicado em 09/04/2024 às 13:38
Atualizado em

(Foto: divulgação)

Em uma iniciativa para proteger os cidadãos mais vulneráveis durante o inverno, a Prefeitura de Louveira instituiu o 'Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas', também conhecido como PLANCON. Este plano estratégico visa proteger as pessoas em situação de rua no município frente às adversidades climáticas, principalmente durante os meses mais frios do ano.

O primeiro encontro do Comitê Intersetorial ocorreu na última quarta-feira (3), na sede da Secretaria de Segurança e contou com a presença de representantes das secretarias de Segurança, Assistência Social, Saúde, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Defesa Civil e Fundo Social.

O objetivo principal foi dar início às ações previstas no decreto municipal nº6.472/2024, que estabelece o PLANCON, em uma clara demonstração de compromisso com a proteção dos mais necessitados.

O PLANCON entra em vigor no período de 1 de maio a 30 de setembro e poderá ser acionado sempre que a temperatura atingir 13°C ou menos, ou quando a sensação térmica for equivalente.



Dentre as medidas previstas estão a ampliação do número de vagas em centros de acolhida, intensificação das abordagens sociais, e a proibição da apreensão de itens pessoais como barracas e colchões em horários críticos.



Além disso, haverá um foco especial na saúde, com divulgação de orientações sobre os riscos de baixas temperaturas e garantia de atendimento médico-hospitalar urgente, para aqueles em situação de vulnerabilidade.



Este plano representa um avanço significativo na forma como Louveira enfrenta os desafios impostos pelo clima, mostrando a importância da atuação integrada entre diferentes setores da administração pública e da comunidade em geral para a proteção e bem-estar de todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis.



A Prefeitura de Louveira reforça seu compromisso com a cidadania e a dignidade humana, convidando todos os munícipes a se informarem e colaborarem com o PLANCON de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h através do telefone: (19) 3848-3097 e 24h nos casos de emergências nos telefones: 153 ou (19) 3878-1512.

Fonte:

Deixe seu comentário