A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, onicia nesta segunda-feira (15) a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes. A medida fortalece a proteção dos recém-nascidos contra bronquiolite e pneumonia — doenças que, no período de maior circulação viral, são responsáveis por grande parte das internações de bebês na rede pública.
A vacina já está disponível em todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USFs), das 7h30 às 15h30, e é aplicada em dose única a partir da 28ª semana de gestação.
Proteção antes mesmo do nascimento
A imunização tem como principal benefício a transferência de anticorpos da mãe para o bebê ainda durante a gravidez. Isso garante proteção imediata nos primeiros meses de vida, período em que o sistema imunológico ainda está em formação e as doenças respiratórias tendem a ser mais graves.

Segundo o Ministério da Saúde, estudos clínicos apontam que a vacina apresenta eficácia de 81,8% na prevenção de quadros respiratórios graves causados pelo VSR, assegurando proteção até os seis meses de vida.
Vacinas que podem ser administradas juntas
A vacinação contra o VSR não interfere no calendário tradicional da gestante. Outras vacinas importantes, como dTpa (coqueluche, difteria e tétano), influenza e covid-19, podem ser aplicadas no mesmo dia, ampliando a proteção materno-infantil.
Benefício direto para as famílias de Louveira
Com a ampliação do acesso a esta nova vacina, Sumaré fortalece sua rede de prevenção e assegura mais saúde e segurança às mães e aos bebês atendidos pelo sistema público municipal.