Portal da Cidade Louveira

Contra a gripe

Louveira inicia vacinação contra a gripe para grupos prioritários

Campanha acontece nas seis Unidades Básicas de Saúde do município

Publicado em 09/04/2025 às 11:39

Divulgação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira iniciou a Campanha de Vacinação contra a Influenza para os grupos prioritários, nas 6 Unidades Básicas de Saúde: CSIII, UBS Burck, 21 de Março, Vista Alegre, Monterrey e UBS PAS.

A meta é vacinar 90% das pessoas desses grupos residentes em Louveira. Caso você pertença a um desses grupos descritos abaixo, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa com um documento de identidade ou cartão cidadão e carteirinha de vacina se possuir.

A vacina tem um perfil de segurança excelente e é bem tolerada. É constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, e, portanto, não contém vírus vivos e não causa a doença. A detecção de anticorpos protetores apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses, motivo pelo qual deve ser feita anualmente.


GRUPO PRIORITÁRIO DA CAMPANHA:

✔ Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

✔ Gestantes e puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias pós-parto).

✔ Indivíduos com 60 anos ou mais.

✔ Povos indígenas e comunidades tradicionais quilombolas.

✔ Pessoas em situação de rua.

✔ Trabalhadores da saúde.

✔ Professores e trabalhadores de instituições de ensino.

✔ Profissionais das forças de segurança e salvamento.

✔ Profissionais das Forças Armadas.

✔ Pessoas com deficiência permanente.

✔ Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso.

✔ Trabalhadores portuários.

✔ Trabalhadores dos correios.

✔ População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

✔ Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

INFLUENZA

O vírus influenza circula durante todo o ano no Brasil, mas sua transmissão aumenta em algumas estações do ano. Na região Sudeste, geralmente, esse aumento ocorre entre outono e inverno.

A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de reduzir o agravamento da doença, internações e óbitos.

Os quadros graves ocorrem com maior frequência nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção e por esse motivo são público alvo da campanha de vacinação.

Fonte:

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp