Portal da Cidade Louveira

Radares

Vinhedo realiza aferição de radares de velocidade para segurança dos usuários

A aferição ocorreu na quinta-feira (25), após reclamações de usuários com relação à funcionalidade dos radares

Publicado em 03/03/2021 às 03:02
Atualizado em

Radares do sistema eletrônico de fiscalização de trânsito de Vinhedo estão passando por aferição realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para garantir que o sistema opere dentro das normas técnicas. Na semana passada foram aferidos dois equipamentos.


A Secretaria de Transporte e Defesa Social de Vinhedo informou que a aferição ocorreu na quinta-feira (25), após reclamações de usuários com relação à funcionalidade dos radares do Portal de Vinhedo e da Avenida Rosa Zanetti Ferragut.


Segundo a Secretaria, IPEM e Inmetro aprovaram os equipamentos nas duas vias, que estão calibrados e regulares de acordo com as normas técnicas. A certificação dos radares está à disposição para consulta dos moradores na Secretaria. Outras aferições continuarão sendo feitas nas próximas semanas.


O secretário municipal de Transporte e Defesa Social, José Ricardo Trevisan Arantes, explicou que, normalmente, as aferições são renovadas anualmente, sempre que a validade de um ano está próxima de vencer. Com a pandemia, entretanto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou o prazo de validade dos certificados de verificação para que os equipamentos permaneçam operando.


Mesmo com a prorrogação, Vinhedo solicita a aferição sempre antes do vencimento e aguarda a disponibilidade de atendimento dos órgãos técnicos.


Desde 1º de fevereiro deste ano foram aferidos os radares da Estrada da Capela, 501 (sentido bairro-Centro), Estrada da Capela, 1.981 (nos dois sentidos), Rua Rosa Zanutto Ferragut, 437 (bairro-Centro), e Avenida Aparecida Telau Serafim, Portal de Vinhedo (bairro-Centro). Duas aferições precisaram ser canceladas na semana passada devido ao mau tempo, mas irão ocorrer nos próximos dias.


Segundo a Secretaria, um veículo do IPEM equipado com aparelhos técnicos passa nos pontos de captura e verifica se o valor emitido pelo radar é igual ao registrado nos equipamentos do IPEM.


Vinhedo tem 24 aparelhos de radar do tipo não intrusivo. Eles não possuem laço indutivo no solo, mas medem a velocidade por feixe de laser. A medição da velocidade é feita até 30 metros antes ou depois do radar, por captura de laser. “Não são radares medidos nos riscos do solo, a medição é feita por laser antes ou depois do local onde está o aparelho”, explicou Arantes.

Fonte:

Deixe seu comentário