Portal da Cidade Louveira

Comodidade

Com opção via PIX, Prefeitura facilita pagamento do IPTU 2023

Além do PIX, o IPTU pode ser pago pelas formas tradicionais, com cota única e parcelamento em 10 vezes

Publicado em 30/01/2023 às 13:44
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Louveira inicia em fevereiro a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023. Mas, além das formas tradicionais de pagamento, com cota única e parcelamento em 10 vezes, a grande novidade para este ano é o PIX.

O contribuinte pode adiantar o pagamento acessando o carnê pelo site da Prefeitura (www.louveira.sp.gov.br) já no início de fevereiro, ou retirando pessoalmente no Paço Municipal e também na SubPrefeitura do bairro Santo Antônio (Rua Santo Scarance nº 144).


O PIX é mais uma opção que facilita o pagamento para muitas pessoas que já estão habituadas com essa operação. É bom para o município porque dá agilidade no recebimento do imposto. Mas, é claro, que a população que não tem acesso ao PIX pode pagar o IPTU da forma que já está acostumada. O carnê deve ser chegar até final de fevereiro em todas as residências, diz o Prefeito Estanislau Steck.

Para este ano, o reajuste da inflação foi menor do que o ano anterior, 6,47% de acordo com a correção da variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). No carnê do IPTU 2022 foi de 10,67%.

Formas de Pagamento

Além do PIX, o pagamento continua a ser feito pelas formas tradicionais. No caso de pagamento em parcela única, a data de vencimento é dia 10 de Março, e o contribuinte recebe desconto de 5%. Já o parcelamento pode ser feito em 10 vezes (do mês de Março até Dezembro/23 sempre no dia 10 do mês). Neste caso, a primeira parcela também vence no dia 10 de Março.

Com o objetivo de facilitar aos moradores, a Prefeitura tem convênios para pagamento dos tributos municipais com os seguintes bancos: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (inclui lotéricas), Itaú, Santander e Sicoob.

Taxa de Lixo

Cumprindo as exigências da Lei Federal 14.026/2020, que institui o novo marco do saneamento básico no Brasil, Louveira também inclui no carnê do IPTU desde 2022, a chamada Taxa de Lixo, destinada ao custeio dos serviços de coleta, remoção e destinação dos resíduos sólidos.



O valor da taxa é cobrada sobre à área total construída do imóvel.



Estão isentos da cobrança da taxa de lixo: sociedades de amigos de bairro; associações culturais, cívicas, recreativas, desportivas ou agrícolas sem fins lucrativos; associações beneficentes sem fins lucrativos; imóveis cedidos em sua totalidade à União, Estado, Município ou fundações; imóveis tributados por Imposto Territorial Rural (ITR).



Para obter a isenção da taxa de resíduos, esses imóveis também terão que estar enquadrados nas isenções do IPTU.



No caso de imóveis comerciais ou industriais que fazem a própria coleta e destinação correta dos resíduos por empresa especializada, os proprietários poderão solicitar a isenção desde que apresentem uma relação de documentos que comprovem esse serviço.


Serviço:

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelos telefones: (19) 3878-9705 ou 0800 772 2245.

Site: louveira.sp.gov.br/contato

Instagram: instagram.com/louveiraprefeitura

Facebook: facebook.com/louveiraprefeitura

Aplicativo: Cartão Cidadão

WhatsApp: (19) 99899-1140

Ouvidoria: ouvidoria@louveira.sp.gov.br.

Horário de Atendimento: 9h às 16h.

Local: Paço Municipal de Louveira (Rua Catharina Calssavara Caldana, nº 451, Bairro do Leitão, Louveira/SP), ou na Sub-Prefeitura (Rua Santo Scarance nº 144, Bairro Santo Antônio, Louveira/SP) ou no endereço eletrônico www.louveira.sp.gov.br.

Fonte:

Deixe seu comentário