Portal da Cidade Louveira

Celebração

Com o tema “A Natureza do Brincar”, começa dia 22 e vai até dia 28

Semana do Brincar é uma ação intersecretarial de Louveira que visa a valorização da brincadeira

Publicado em 17/05/2023 às 13:53
Atualizado em

Reprodução

A Prefeitura de Louveira, por meio do Comitê da Primeira Infância, promoverá no município a Semana do Brincar. A campanha foi desenvolvida pelo movimento “Aliança Pela Infância” e “Movimento Unidos pelo Brincar", que visa a valorização da brincadeira durante a infância e o direito de criança ser criança. O Dia Internacional do Brincar é celebrado na data de 28 de maio.

“Todos nós já fomos crianças e sabemos da importância da brincadeira durante essa fase. Brincar é uma das melhores maneiras das crianças aprenderem, estimula a coordenação motora, a capacidade cognitiva e também cria laços. A Prefeitura de Louveira apoia a Semana do Brincar e convida todos os pais e responsáveis a brincar com as crianças” declarou o Prefeito Estanislau Steck.

Idealizada através do trabalho articulado das Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, e demais parceiros como: Esporte Lazer e Juventude, Cultura, Fundo Social, Pastoral da Criança, Gestão Ambiental, CMDCA, entre outros; A semana do Brincar tem como um dos objetivos o resgate de brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico da sociedade.

Em 2023 para celebração da Semana do Brincar as diversas secretarias que compõem o Comitê Municipal da Primeira Infância e parceiros prepararam uma programação especial com diversas brincadeiras e gincanas em vários pontos da cidade.

Confira:

Data: 22 de maio (Segunda-Feira)
Hora: 9h às 11h
Local: Tenda da Vila da Conquista
Atividade: Brincadeiras ao Ar Livre

Data: 22 de maio (Segunda-Feira)
Hora: 14h às 16h
Local: Quadra Poliesportiva Terra da Uva
Atividade: Atividade Intergeracional - Confecção de dobradura em forma de sapo, corrida de sapo, música e dança livre.

Data: 23 de maio (Terça-Feira)
Hora: 14h às 16h
Local: Ponto de Encontro CRAS Santo Antônio
Atividade: Piquenique e Brincadeiras ao Ar Livre

Data: 23 de maio (Terça-Feira)
Hora: 13h30 ás 16h30
Local: Fazenda Santo Antônio
Atividade: Piquenique com resgate de brincadeiras antigas (janela do ontem, hoje e amanhã), Oficina “Boneca de Milho” e brincadeiras com as participantes dos grupos de Mulheres do Vassoural, Lazer e Cestarolli.

Data: 24 de maio (Quarta-Feira)
Hora: 10h às 12h
Local: Parque da Represa do Córrego Fetá
Atividade: Brincadeiras e Atividades para adolescentes e adultos acompanhados pela CIELO. Atividade desenvolvida conjuntamente pelas equipes de CRAS e CIELO.

Data: 25 de maio (Quinta-Feira)
Hora: 08h30 ás 10h30 e 14h ás 16h
Local: Área de Lazer do Trabalhador
Atividade: Gincana Intergeracional com as crianças atendidas pelos CRAS e Cáritas e Idosos participantes do CCI – Troca de brincadeiras intergeracionais.

Data: 26 de maio (Sexta-feira)
Hora: 9h às 11h e 14h às 16h
Local: Estacionamento do CRAS Santo Antônio
Atividade: Toda última sexta-feira do mês é Dia do Brincar no CRAS, nesta sexta serão desenvolvidas atividades diferenciadas em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente: Gincana de resíduos, caça ao tesouro e atividades lúdicas;

Data: 26 de maio (Sexta-feira)
Hora: 10h às 12h
Local: CRAS Centro
Atividade: Toda última sexta-feira do mês é Dia do Brincar no CRAS, nesta sexta serão desenvolvidas atividades lúdicas e cantigas de roda com o público participante do Programa Viva Leite e seus responsáveis;

Encerrando as brincadeiras, no domingo dia 28 de maio das 10h às 15h haverá o “Dia D” – Evento de Encerramento da Semana do Brincar na Fazenda Santo Antônio com atividades livres e dirigidas: oficina de dobradura, corrida de sapo, oficina de confecções de boneca de retalhos “Abayomi”, contação de histórias, cantigas infantis, oficina de pintura, confecção de tinta natural, brincadeiras ao ar livre, bola, corda, bambolê, escorrega no papelão, pegada ecológica, atividade lúdica sobre projeto Tabarana, gincana de resíduos, circuito motor, e muito mais;

Durante a Semana do Brincar todas as escolas de Educação Infantil e Ensino fundamental realizarão rotina diferenciadas com resgate de brincadeiras livres e dirigidas, confecção de brinquedos e envio de sugestões de brincadeiras para que as famílias possam desfrutar da oportunidade de brincar com seus filhos. Além disso, para alegria dos pequenos a Secretaria de Educação disponibilizará a estas escolas brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce.

Já pela Secretária de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde contarão com brincadeiras, a primeira é a painéis informativos e decorativos sobre a temática da Semana Mundial do Brincar: “A Natureza do Brincar” e um varal interativo com a proposta de registramos as brincadeiras preferidas dos pais na infância, e também as dos seus filhos nos dias de hoje. Além disso, a Mosquita da Dengue: “Dengosa” irá para as Unidades de Saúde no período da manhã interagir e brincar com os pacientes.

COMITÊ DA PRIMEIRA INFÂNCIA

O Comitê da Primeira Infância é formado por profissionais de Educação, Saúde, Assistência Social, Pastoral da Criança, Fundo Social de Solidariedade e Conselho Municipal da Criança e Adolescente e tem realizado diversas ações pelo município, sempre com vistas ao fortalecimento de políticas públicas para esse público, como a visitação ao Centro Internacional de Estudos, Pesquisas e Memórias da Infância (CIEMPI), a Fábrica das Infâncias Japy, e a participação no 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, que reuniu representantes brasileiros das Redes de Cidade das Crianças e Urban95.

O Comitê também atua no Programa Prefeito Amigo da Criança, que atualmente se dedica a criação do Plano Municipal da Infância e Adolescência, assim como na Campanha de 18 de maio “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Tais ações frisam o compromisso do nosso município em desenvolver políticas públicas e planos de ações voltados à defesa e efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fonte:

Deixe seu comentário