Portal da Cidade Louveira

Festta

Festa da Uva recebe 65 mil pessoas

O recorde de público registrado no primeiro final de semana foi classificado como motivador.

Publicado em 21/01/2020 às 05:45
Atualizado em

Durante os três primeiros dias da 37ª Festa da Uva de Jundiaí e VIII Expo Vinhos, a Prefeitura de Jundiaí contabilizou, na manhã de segunda-feira, o volume total de visitantes que passaram pelas duas entradas do Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva, durante o final de semana. Ao todo, 65 mil visitantes circularam pelo espaço, aproveitando os espaços montados para atender os turistas.

O número coloca a edição como a mais movimentada no primeiro final de semana e também com a de maior venda até o momento, com crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. O evento prossegue por mais dois finais de semana e a expectativa é superar a marca de 200 mil visitantes, registrada na edição de 2019.

O recorde de público registrado no primeiro final de semana foi classificado como motivador, principalmente, porque isso reflete em retorno direto no trabalho feito pelos produtores jundiaienses, que são as figuras centrais desse formato de Festa da Uva fortalecido a cada edição.

O evento é hoje mais que um espaço de lazer para as famílias, mas um importante canal para o desenvolvimento turístico da cidade, com geração de emprego e renda. “Importante destacar, ainda, que a Cidade das Crianças também foi levada para a Festa da Uva, com espaços organizados para a valorização do brincar. Ou seja, a maior Festa da Uva do Estado de São Paulo é lugar de crianças e está preparada para recebê-las”, ressaltou o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, o número de visitantes superou as expectativas da organização. “Historicamente o movimento na Festa da Uva e Expo Vinho cresce ao longo dos finais de semana. Com a superação do registro de 2019 e com o reconhecimento de Jundiaí como Top Destino de Turismo Rural, a expectativa para os próximos dias é crescente e, com o clima colaborando, superaremos a marca de 200 mil visitantes registrada no ano passado”, detalha.

Quem participou como expositor no Pavilhão de Vendas de Frutas também comemorou o movimento registrado entre sexta-feira (17) e domingo (20). Segundo o presidente da Associação Agrícola de Jundiaí (AAJ), Renê Tomaseto, as vendas foram comemoradas entre os produtores. “Alguns tiveram de fazer colheitas adicionais da fruta para abastecer o estande. As frutas são frescas e a diversidade agrada a todos”, detalha.


Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, além do aumento no movimento do público, as vendas também tiveram crescimento. “Em 2019, a primeira semana movimentou 28 toneladas de frutas, sendo 22 toneladas somente de uvas. Neste ano, o movimento total foi de 32,5 toneladas, sendo 26 somente de uvas. Crescimento de 15% em relação ao ano anterior. A qualidade é fator determinante para as vendas durante o evento”, argumenta.

A 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos prossegue nos próximos finais de semana (24, 25 e 26 e 31 de janeiro, além de 1 e 2 de fevereiro), com Pavilhão de Exposições, de Vendas de Frutas, Artesanato e Alimentação, além das áreas específicas para o entretenimento das crianças. A entrada é gratuita, porém, pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado para o Fundo Social de Solidariedade (Funss).

Fonte:

Deixe seu comentário