Portal da Cidade Louveira

Respiradores

Prefeitura anuncia 5 novos respiradores para UTI da Santa Casa de Louveira

Com a medida, capacidade de atendimento vai dobrar; equipamentos começam a funcionar na próxima segunda-feira (18)

Publicado em 14/01/2021 às 21:02
Atualizado em

A Prefeitura de Louveira anunciou nesta quinta-feira (14) a chegada de mais cinco aparelhos respiradores para a Santa Casa da cidade. Com isso, estão sendo criados mais 5 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para casos mais graves de covid-19.


Para maior agilidade no atendimento dessa necessidade, a Secretaria de Saúde optou pela locação dos equipamentos.


A Santa Casa operava com cinco leitos de UTI utilizados de forma geral. Com a chegada dos novos equipamentos, o número de leitos para os casos graves vai dobra.


Na última quarta-feira (13), a taxa de ocupação dos leitos de UTI ficou em 20%, garantindo uma boa margem de segurança, considerado que o patamar crítico é de 70%.


Além dos novos leitos, a Secretaria de Saúde anunciou também o plano de criação de um hospital de campanha para casos de menor gravidade no módulo de ampliação da Santa Casa, até então não utilizado.


Segundo o secretário, Eduardo Gomes de Menezes, o plano está em andamento e ele espera poder confirmar a criação do hospital nos próximos dias.


O secretário fez um alerta à população. Segundo ele, há uma curva de crescimento nos casos de contaminação pelo coronavírus neste período posterior às festas de final de ano. “Lembro à população que a vacina já é uma realidade, e nós estamos prontos para começar a vacinar assim que recebemos as vacinas. Até então devemos aceitar que esse ainda será um ano que exigirá todos os cuidados preventivos a que nos habituamos”, disse.


Além disso, os técnicos da secretaria alertam para a importância do paciente buscar uma unidade de saúde rapidamente, logo que os sintomas surgirem. “Isso acabou mudando um pouco, já que no começo a orientação era para buscar o serviço de saúde apenas nos casos mais graves. Hoje a gente sabe que o diagnóstivo precoce pode ajudar bastante no tratamento”, disse Erica Pin Pereira, diretora das Vigilância em Saúde de Louveira.


Na cidade, as pessoas com sintomas devem procurar a Santa Casa e o Pronto Atendimento do Santo Antônio nos primeiros dias que manifestarem febre e/ou sinais gripais.


Vacina

A Prefeitura de Louveira anunciou na última terça-feira (12) que está preparada para iniciar a vacinação contra a covid-19 assim que receber as doses da Coronavac do Governo do Estado.


A expectativa é de vacinar 5.364 pessoas dos grupos de trabalhadores da saúde e idosos nesta primeira etapa. A previsão é de que a vacinação comece dia 25 de janeiro. Serão nove postos na cidade (seis UBSs, duas escolas e um drive thru).


O estoque de seringas e agulhas que a secretaria mantém atende com folga essa primeira etapa. São mais de 20 mil seringas e 23 mil agulhas disponíveis para a campanha.

Fonte:

Deixe seu comentário