Portal da Cidade Louveira

SAÚDE

Jundiaí recebe ambulância de suporte avançado para o SAMU

O evento em Sorocaba entregou ambulâncias a municípios de todo o Brasil

Publicado em 29/05/2019 às 07:07

(Foto: Fotógrafos PMJ)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Jundiaí está com quatro ambulâncias novas e com 100% da frota renovada. Além das três de suporte básico recebidas em 2017, nesta segunda-feira (27) a cidade recebeu uma nova ambulância – esta de suporte avançado – durante solenidade realizada em Sorocaba, com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O objetivo é qualificar o atendimento das urgências e emergências nos municípios de atuação do serviço, garantindo veículos com adequadas condições de uso para o socorro imediato.

Presente ao evento, o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS), Tiago Texera, recebeu as chaves do veículo das mãos do ministro. “É mais conforto e segurança tanto para quem utiliza o serviço do SAMU quanto para os profissionais da saúde”, afirmou Texera.

As cinco ambulâncias do SAMU em operação em Jundiaí – quatro de suporte básico e uma de suporte avançado, conforme preconiza o Ministério da Saúde – compõem agora uma frota totalmente nova, ressalta o gestor. Com outras seis ambulâncias de reserva – inclusive a atual de suporte avançado, que será substituída pela nova – são 11 veículos do SAMU à disposição na cidade. ”As ambulâncias do SAMU em Jundiaí atendem 24 horas por dia, 7 dias por semana, e cada uma delas chega a percorrer 3.400 km por mês”, disse.

O evento em Sorocaba entregou ambulâncias a municípios de todo o Brasil. A medida renova parte da frota que já está em funcionamento e expande o atendimento a 66 novos municípios, que passam dos atuais 3.606 para 3.672. Com a nova entrega desta segunda-feira, são 708 ambulâncias doadas desde o início do ano.

Para renovar a frota, estão sendo considerados o tempo de uso e o funcionamento regularizado do serviço. Toda a frota com mais de cinco anos de uso, sem renovação anterior e que não possua irregularidades, pendências ou ocorrências nos órgãos de fiscalização, incluindo o Ministério da Saúde, deverá ser renovada.

Responsável pela gestão da frota do SAMU em Jundiaí, Mário Arruda acompanhou o gestor da UGPS na solenidade e foi responsável por trazer a nova ambulância até a cidade. Ele ressaltou a importância da renovação, já que o veículo atualmente em funcionamento já havia completado cinco anos, e destacou a alta tecnologia disponível na unidade, que é considerada uma UTI móvel. “Todos os equipamentos disponíveis nesta nova ambulância são mais modernos, desde o ar condicionado até o DEA – Desfibrilador Externo Automático”, conta. Por mês, em Jundiaí, o SAMU faz cerca de 2.500 regulações médicas – quando o médico orienta, por telefone, os primeiros atendimentos até o socorro chegar – e 1.500 deslocamentos.


Fonte:

Deixe seu comentário