Portal da Cidade Louveira

Imunização

Jovens de 9 a 14 anos podem receber vacina contra HPV nas UBSs de Louveira

Faixa etária do público masculino foi ampliada pelo Ministério da Saúde; imunização é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h

Publicado em 28/09/2022 às 07:50
Atualizado em

O Ministério da Saúde ampliou o público da vacina contra HPV e, a partir de agora, meninos de 9 e 10 anos também podem ser imunizados contra a doença.

A mudança é permanente e iguala a indicação da vacina para meninos e meninas, permitindo que qualquer pessoa entre os 9 e 14 anos de idade, independentemente do sexo, seja imunizada. Antes de alteração, a vacina só era aplicada em meninos de 11 a 14 anos.

Em Louveira, a vacina contra HPV pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde. O atendimento para imunização é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h.

A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países. Vários deles já possuem estudos de impacto dessa estratégia com resultados positivos na prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe, além de verrugas genitais.


A vacina que protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi incorporada de forma escalonada ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2014. É estimado que o Brasil tenha de 9 a 10 milhões de infectados pelo Papiloma Vírus Humano e que, a cada ano, 700 mil casos novos da infecção surjam. Cerca de 105 milhões de pessoas são positivas para o HPV 16 ou 18 no mundo.


Fonte:

Deixe seu comentário