Portal da Cidade Louveira

SAÚDE

Febre maculosa: clima seco favorece ciclo reprodutivo dos carrapatos

Esses parasitas, se contaminados com a bactéria Rickettsia rickettsii, podem transmitir a febre maculosa, doença grave que pode levar à morte

Publicado em 12/06/2019 às 06:35

(Foto: Divulgação)

Com a mudança de clima, a aproximação do inverno e a redução das chuvas a reprodução dos carrapatos ficam maiores nessa época onde as condições são propícias a eles. 

Esses parasitas, se contaminados com a bactéria Rickettsia rickettsii, podem transmitir a febre maculosa, doença grave que pode levar à morte. Apesar de menos de 1% da população dos carrapatos-estrela estar contaminada, é necessário que a população adote medidas preventivas para evitar a exposição desnecessária ao risco de ser picada pelos artrópodes.

Como se Prevenir

-Evite locais infestados pelo carrapato, principalmete no período de maio a outubro;

-Caso for a lugares como cachoeira, matas, áreas com presença de animais domésticos ou silvestres, parques, beira de rios e lagoas tomem as seguintes medidas: Evite sentar em gramados, exame o corpo com frequência (quando mais rápido o carrapato for achado, menor são as chances de infecção), mantenha postas e vidros fechado quando estiver em área de risco.

Doença 

O período de incubação varia de 2 a 14 dias após a picada (média de 7 dias), e os sintomas têm início súbito, com febre de moderada a alta, que dura geralmente de 2 a 3 semanas, acompanhada de dor de cabeça, calafrios, congestão das conjuntivas (olhos vermelhos). Os casos podem evoluir para ocorrências graves se não diagnosticados e tratados rapidamente. A febre maculosa tem cura, mas seu tratamento deve ser iniciado com antibióticos após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, como inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem colocar em perigo a vida do paciente.

Fonte:

Deixe seu comentário