Portal da Cidade Louveira

Sarampo

Casos confirmados de sarampo em Louveira recebem alta

O município ainda não recebeu do Estado mais doses extras de vacina, mas há doses suficientes para iniciar a vacinação de bebês de 6 a 11 meses de idade

Publicado em 20/08/2019 às 23:31
Atualizado em


Foram confirmados dois casos de sarampo de residentes em Louveira por critério laboratorial. 

O bloqueio vacinal nos contatos próximos já havia sido realizado quando os casos ainda eram suspeitos. Todos os casos estão bem e evoluíram para cura.

Embora os pacientes tenham se deslocado para outros municípios no período que antecedeu o início dos sintomas, os locais prováveis de infecção ainda estão em investigação. Cinco casos suspeitos aguardam exames laboratoriais, mas já foram realizadas as ações de bloqueio vacinal.

O município ainda não recebeu do Estado mais doses extras de vacina, mas há doses suficientes para iniciar a vacinação de bebês de 6 a 11 meses de idade, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.

Vacinação

É importante lembrar que a vacina contra o sarampo, rubéola e caxumba está disponível na rede pública de Louveira. A vacina evita casos graves da doença e complicações como pneumonia.

Basta procurar a unidade de saúde mais próxima com um documento com foto e carteirinha de vacina, se possuir. Pessoas de 1 a 29 anos devem ter 2 doses da vacina, independente do ano em que foram vacinadas. E pessoas a partir de 30 anos devem ter 1 dose da vacina. Pessoas que nasceram antes de 1960 não têm indicação de receber a vacina. Profissionais de saúde também devem ter 2 doses da vacina.

Sintomas

Os principais sintomas da doença são febre, vermelhidão pelo corpo, tosse, nariz escorrendo e conjuntivite. Em caso de suspeita, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível e evitar contato com outras pessoas, pois o sarampo é altamente contagioso.



Fonte:

Deixe seu comentário