Portal da Cidade Louveira

Volta às aulas

Volta às aulas com desemparedamento, em Jundiaí, é destaque em webinar

Webinar trouxe especialistas para discutir o mundo urbano utilizado pelas crianças

Publicado em 26/02/2021 às 01:55
Atualizado em

Prefeito Luiz Fernando falou das experiências de Jundiaí com o “desemparedamento”

As experiências de Jundiaí com o programa Cidade das Crianças foram destaque, na noite desta quinta-feira (25), no webinar “Cidades para crianças: a infância como indicador de qualidade urbana”, que contou com a participação do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. O evento virtual, com transmissão ao vivo, discutiu cidades pensadas e desenvolvidas para e pelas crianças. Jundiaí é o primeiro município do Estado a aderir à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças.


E um dos temas abordados por Luiz Fernando foi a volta às aulas na rede municipal de Jundiaí, com a aplicação do conceito de “desemparedamento”, ou seja, o de levar as crianças aos espaços abertos e próximos à natureza em tempos de pandemia. “Olhamos para o espaços da cidade e fazemos funcionar o que já existe. Aqui, nós somos capazes de observar que do lado de uma creche existe uma praça e que a criança pode ocupar essa praça. Brincar para nós é coisa séria”, destacou o chefe do Executivo.

O webinar discutiu questões como a criação de políticas públicas para as crianças, espaço para brincar, alimentação e planejamento urbano. “Acredito que a criança tem capacidade de influência que o adulto perdeu, de perceber coisas que nós não percebemos mais. A cidade, quando é boa para a criança, é boa para todos.”

O prefeito também destacou o Mundo das Crianças, localizado à beira da represa da cidade, “construído para acolher as crianças”, e citou a implementação, em Jundiaí, do Comitê das Crianças, que dá voz a elas por meio de discussões e proposição de soluções para os problemas que identificam na cidade.

O webinar também contou com a participação da arquiteta, urbanista e diretora da Fábrica-escola de Humanidades, Beatriz Goulart, e da coordenadora do programa Criança e Natureza do Instituto Alana, Lais Fleury.

Fonte:

Deixe seu comentário