Portal da Cidade Louveira

Leitos

Vinhedo registra 100% de ocupação de leitos para covid desde início do ano

a Prefeitura enviou documento ao governo estadual solicitando a ampliação dos leitos de UTI destinados a casos de Covid-19.

Publicado em 26/02/2021 às 02:35

A Secretaria de Saúde de Vinhedo tem registrado 100% de ocupação dos leitos isolados de Covid-19 na UTI desde o início deste ano. Em fevereiro a ocupação foi menor que 100% em apenas dois dias e em janeiro ficou abaixo da lotação em apenas seis dias. Junto com as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a Prefeitura enviou documento ao governo estadual solicitando a ampliação dos leitos de UTI nos hospitais da região.


O aumento de casos de covid-19 neste ano é atribuído pelo governo estadual às festas e aglomerações que têm ocorrido, principalmente nas festas de fim de ano e Carnaval, e às novas variantes do vírus. A Saúde de Vinhedo apela aos moradores para evitar aglomerações e seguir todas as medidas de segurança de combate ao vírus, como uso de máscara e distanciamento.


A Saúde de Vinhedo não registrou até esta quinta-feira (25) nenhuma nova variante do coronavírus. Mas estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Rede Corona-Ômica, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), aponta que uma cepa inglesa do vírus está circulando em Valinhos e Americana, na RMC (leia mais sobre o estudo no link http://bit.ly/3bHBq1G).


Estamos em uma luta intensa contra esse vírus temido e temos que adotar todas as medidas necessárias para combatê-lo. Vinhedo tem conseguido atender adequadamente seus pacientes com um plano de ação estruturado, que nos permite inclusive ampliar leitos de UTI emergencialmente. Mas temos que estar todos juntos contra o coronavírus”, explicou o prefeito Dario Pacheco.


A RMC aguarda do governo estadual a liberação de leitos para covid. No auge da pandemia, o Estado tinha 93 leitos de UTI na região e hoje dispõe de 30 leitos de UTI no Hospital de Clínicas da Unicamp, um terço da estrutura anterior.


Compra de vacina

Dr. Dario elogiou a iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir a compra de vacina pelos municípios caso o governo federal não consiga manter a vacinação. Mas lembrou que há restrições em relação aos fornecedores, já que os laboratórios autorizados têm alta procura pela vacina e nem sempre estão disponíveis para comercializar quantidades menores.


“Estamos prontos para adquirir as vacinas e já estamos trabalhando para verificar todas as possibilidades para comprá-las”, disse o prefeito, que solicitou informações à Frente Nacional de Prefeitos (FNP) sobre a formação de um consórcio de municípios para comprar a vacina.


Leitos

Vinhedo tem oito leitos isolados para pacientes de UTI com covid-19 e 29 respiradores, alguns deles móveis, em carrinhos, que podem ser utilizados para pacientes que precisam de estabilização ou que estão em situação mais grave.


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Pronto Atendimento (PA) Capela de Vinhedo têm ao todo três leitos com respirador para estabilização de pacientes com coronavírus. A Saúde conta ainda com 35 leitos de enfermaria na Santa Casa, para casos que não são de UTI, e cinco leitos no centro cirúrgico do hospital que podem ser usados em situação de emergência.

Fonte:

Deixe seu comentário