Portal da Cidade Louveira

Turismo

Vinhedo desenvolve estratégias para implantar Distrito Turístico

Próximo passo é criar grupos de trabalho com as quatro cidades e convidadas para elaborar planos de ação.

Publicado em 14/06/2021 às 03:23

A Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo está desenvolvendo estratégias para a criação do primeiro Distrito Turístico do Estado de São Paulo, junto com Jundiaí, Louveira e Itupeva. O primeiro passo, explicou o secretário de Cultura e Turismo de Vinhedo, Renato Romanetto, é reunir representantes das quatro cidades para criar grupos de trabalho. O governo de São Paulo promulgou quarta-feira a lei que permite a implantação dos distritos turísticos de São Paulo.


“Vamos criar grupos de trabalho para viabilizar as ações integradas de turismo no distrito. Outras cidades poderão ser chamadas para compor e dar maior abrangência ao projeto”, afirmou Romanetto. Segundo ele, os grupos vão elaborar as estratégias de desenvolvimento do distrito. “Vamos definir em conjunto ações prioritárias de melhorias de acesso, mobilidade, segurança e divulgação dos atrativos turísticos das quatro cidades”, explicou.


Romanetto afirmou que os trabalhos serão agilizados para que o distrito possa ser formalizado o mais rapidamente possível. “Vamos reunir forças e trabalho para fomentar o desenvolvimento cultural e turístico dessa região”, disse. No distrito de Vinhedo, Jundiaí, Itupeva e Louveira estão atrações que atraem frequentadores do todo o País, os parques Hopi Hari e Wet’n'Wild, os shoppings Outlet Premium e Serra Azul, que recebem cerca de 10 milhões de visitantes por ano.


O governo estadual publicou no Diário Oficial do dia 9 a promulgação da lei que cria os distritos turísticos, após aprovação da Assembleia Legislativa, para estimular a atração e a implantação de empreendimentos de natureza turística, nacional e internacional.


O que são

Os distritos reúnem cidades que tenham áreas públicas ou privadas de relevante interesse cultural, histórico, ambiental, urbanístico e econômico. Esses municípios devem ter condições para o desenvolvimento de empreendimentos turísticos, como áreas de relevância paisagística, histórica, arquitetônica, étnica ou cultural; complexos de lazer e parques temáticos; orla marítima.


O distrito vai ampliar as atividades econômicas associadas ao turismo e estimular o desenvolvimento de áreas estratégicas. Isso inclui melhorar a infraestrutura das cidades, estimular o empreendedorismo, promover parcerias entre setor público e privado, fomentar a economia local e o desenvolvimento de produtos locais, com geração de emprego e renda.


As cidades devem realizar estudos técnicos para identificar o potencial turístico do distrito, definir diretrizes, promover estudos de viabilidade e de impacto econômico, social, jurídico e ambiental, realizar consulta pública e elaborar de um plano básico de implantação e gerenciamento do distrito turístico, que será gerido por um Conselho Gestor, poderá ter acesso a créditos, políticas tributárias e investimentos.

Fonte:

Deixe seu comentário