Portal da Cidade Louveira

Saúde

Vinhedo atende pacientes com sintomas de gripe e respiratórios na UPA da Capela

Desde 15 de março, com o aumento das internações, Santa Casa atende apenas casos moderados e graves da doença.

Publicado em 09/06/2021 às 03:16

O atendimento de pacientes com sintomas de covid-19 continua sendo realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vinhedo e no Pronto Atendimento (PA) da Capela. Desde 15 de março, a Santa Casa atende apenas casos moderados e graves da doença. A medida foi adotada no pico da segunda onda da pandemia na cidade e continua sendo praticada, uma vez que as internações seguem em alta na Santa Casa. Para melhor acolher os moradores, o PA da Capela e a UPA atendem 24 horas.


Em março, o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, esteve no hospital com representantes da Secretaria de Saúde para verificar a situação, antes de anunciar a medida. Como a demanda por leitos do hospital para covid-19 continuou em alta, a Secretaria mantém o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com sintomas leves na UPA e no PA da Capela.


Os encaminhamentos para a Santa Casa são feitos após os pacientes serem atendidos nesses locais ou por ambulâncias. “A orientação é que os moradores procurem a UPA ou o PA no caso de sintomas de coronavírus. Esses locais possuem inclusive leitos para os pacientes, caso seja necessário. Em casos de internação, os pacientes serão encaminhados à Santa Casa”, explicou o secretário interino de Saúde, Milton Ribolli.


O secretário esclareceu que a medida foi adotada para proteger os moradores, evitar aglomerações e lotação na Santa Casa. As equipes médicas das duas unidades foram reforçadas no período noturno. “O PA e a UPA têm acesso separado para os pacientes com sintomas gripais ou de doenças respiratórias, que pode não ser covid-19. É importante evitar a grande procura de pacientes por um só lugar, para evitar os riscos de contaminação”, disse Ribolli.


Casos

Nesta terça-feira, a cidade contabiliza 6.614 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, sendo que 6.360 já estão curados. O município registra 148 óbitos pela doença. A enfermaria tem 16 pessoas internadas e a UTI-Covid estão operando com 87,5% de ocupação.


Fonte:

Deixe seu comentário