Portal da Cidade Louveira

Economia

Vinhedo adere a programa do Sebrae para estimular o empreendedorismo

Vinhedo terá cursos de capacitação e consultoria para desburocratizar processos e estabelecer consórcios regionais de empresas

Publicado em 02/07/2021 às 03:28

(Foto: Prefeitura de Vinhedo )

A Prefeitura de Vinhedo aderiu ao Programa Consórcio Empreendedor, do Sebrae, para dar escala regional às políticas públicas de desenvolvimento de base empreendedora. A adesão vai permitir que Vinhedo participe de cursos de capacitação e consultoria para ampliar o empreendedorismo na cidade, desburocratizar processos e estabelecer consórcios regionais de empresas. A adesão foi assinada pelo prefeito Dario Pacheco na quinta-feira (1º).


A implementação de políticas públicas regionais para o desenvolvimento de base empreendedora acontece com a integração de municípios, em benefício da melhoria do ambiente de negócios local e regional. Com forte orientação ao aprimoramento da cooperação regional, o Sebrae oferece gratuitamente produtos e serviços.


“Esse é um programa muito bom para Vinhedo porque vai permitir que a cidade participe de grupos de empreendedorismo para fomentar a produção local e regional. Através desses grupos, poderemos nos fortalecer para criar políticas públicas ainda mais efetivas para os negócios locais e também para obter facilidades para as empresas, como compras públicas em escala, projetos de captação de recursos”, disse dr. Dario.


As consultorias e capacitações vão acontecer em Vinhedo nos próximos meses, para os servidores de diferentes secretarias. Entre as consultorias e capacitações do Sebrae estão constituição e fortalecimento de consórcios públicos intermunicipais, aperfeiçoamento de políticas públicas de empreendedorismo nos municípios consorciados e estímulo à cooperação em regiões com potencial para políticas consorciadas.


O programa busca efetivar políticas públicas de desenvolvimento de base empreendedora, como desburocratização e melhoria do ambiente de negócios, modernização administrativa das prefeituras, inclusão produtiva, cooperativismo e associativismo, compras públicas e outros, por meio da integração dos municípios.


O Consórcio Empreendedor vai proporcionar aos municípios menores as oportunidades de políticas públicas típicas das grandes cidades, como compras públicas em escala, projetos robustos de captação de recursos, atração de investimentos para concessões e parcerias, criação e fortalecimento de instituições permanentes do desenvolvimento regional.


Fonte:

Deixe seu comentário